Sorocaba e Região

Ação levará energia solar ao Parque dos Eucaliptos, em Sorocaba

O projeto proporcionará uma economia estimada em 143,29 MWh por ano no consumo de energia
Pq. dos Eucaliptos receberá energia solar
Condomínio deve ter 33 postes de luz solar e 496 famílias serão beneficiadas. Crédito da foto: Divulgação

Numa parceria entre a Litro de Luz e a CPFL Piratininga, o Condomínio Residencial Parque dos Eucaliptos, na região do Wanel Ville, receberá 33 postes de luz solar, beneficiando 496 famílias. Essa é a primeira ação da Litro de Luz — empresa que desde 2014 desenvolve soluções ecológicas e economicamente sustentáveis para combater a falta de iluminação nas cinco regiões do País — no interior do estado de São Paulo. Para isso, o investimento da concessionária será de R$ 535 mil.

O objetivo da ação é o de beneficiar os moradores do condomínio de baixa renda na cidade, mas há também o lado da promoção do engajamento entre a comunidade, deixando-a mais unida a partir da participação dos próprios vizinhos nas instalações dos postes, juntamente com apoio de voluntários da CPFL Piratininga e do Litro de Luz, conforme explica Lais Higashi, presidente do Litro de Luz Brasil. Para a montagem dos postes externos são utilizadas garrafa PET, painel solar, bateria, lâmpada de LED e canos de PVC. Para a presidente do Litro de Luz, “esse importante projeto marca, além de nossa chegada ao interior de São Paulo, um grande passo para colaborar com o acesso a uma iluminação comunitária mais segura e estável para todos”.

De acordo com a CPFL, o projeto proporcionará uma economia estimada em 143,29 MWh por ano no consumo de energia, além de evitar a emissão de 13,33 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Parque dos Eucaliptos

Dentre as ações desenvolvidas estão a troca de 3.208 lâmpadas fluorescentes e incandescentes para LED nas 496 unidades e áreas comuns do Residencial Parque dos Eucaliptos, além da instalação de duas novas bombas d’água que serão responsáveis pelo abastecimento do condomínio e de um sistema fotovoltaico de 30 KWp para suprir o consumo energético das bombas. A expectativa é que as iniciativas retirem 29,42 kW de carga, o que traz mais estabilidade ao sistema e reduz a geração térmica, mais cara e poluente.

Além das ações de eficiência energética, a CPFL também fará a regularização e modernização dos medidores locais, que serão equipados com a tecnologia de telecomando, que possibilita a leitura, corte e religação de maneira remota.

“Como concessionária de serviço público, é nosso dever conscientizar a população de que a energia é essencial ao bem-estar e ao desenvolvimento da sociedade, promover o combate ao desperdício e o uso inteligente da energia elétrica‘, afirma o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Zaia.

Instalação

De acordo com a Litro de Luz, o contato com os moradores já começou há cerca de três meses, sendo criados grupos e dos quais saem os “embaixadores”, que são os moradores encarregados da comunicação entre a comunidade e a empresa.

A instalação está prevista para o próximo dia 10, devendo envolver 80 pessoas entre os moradores e voluntários, entre 8h e 19 horas.

Morador há 10 anos no condomínio, o aposentado José Borges Araújo disse que a ação é muito bem vinda pelo fato de que “irá iluminar a parte externa do empreendimento residencial, e o que é melhor, sem custo nenhum”, enfatiza.

Comentários