Buscar no Cruzeiro

Buscar

Abuso sexual infantil gera 55 denúncias em Sorocaba

19 de Maio de 2019 às 07:01

Abuso sexual infantil gera 55 denúncias em Sorocaba Percepção é de que a população ainda não tem clareza sobre o tema e de que há constrangimento em fazer denúncias - Foto: Pixabay.com

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, comemorado neste sábado (18), os números que retratam essa realidade são “alarmantes”, como avalia a conselheira tutelar Luciana Mattos Furlani Campanati. Segundo ela, no primeiro trimestre do ano foram registrados 55 casos em Sorocaba. Em 2017 o Conselho Tutelar de Sorocaba registrou 9.988 denúncias diversas no âmbito da infância, sendo que 255 foram sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Em 2018 foram 10.333 denúncias, das quais 291 sobre abuso sexual. E em 2019: (janeiro = 19 casos), fevereiro (17 casos) março (19 casos), totalizando 55 casos de abuso sexual no primeiro trimestre do ano.

Para marcar a data, ainda hoje, das 11h às 13h, no terminal Santo Antonio, integrantes da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes distribuirão 300 mudas de plantas. Essa Comissão trabalha plano de ações, com o envolvimento de órgãos como o Conselho Tutelar, para a criação de fluxo de atendimento às vítimas de violência sexual no município.

Na visão de Luciana, atividades como essa marcam a data porque a população ainda não tem clareza sobre o tema. Muitas pessoas ficam constrangidas em falar do assunto e em denunciar os casos: “O trabalho de divulgação, além de esclarecer a situação, faz com que as pessoas se sintam à vontade para denunciar e divulgar as notícias, e com isso leva a gente a tentar extinguir esse problema.”

Em Sorocaba, as denúncias de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas diretamente no Conselho Tutelar da cidade (telefone: 3235.1212) ou no local onde o órgão funciona -- rua Líbero Badaró, 171, Jardim Vergueiro, esquina com a rua Cônego Januário Barbosa, próximo ao Hospital Regional.

Canais de denúncia

O Disque 100 -- um dos canais de recebimento de denúncias -- computou 76.171 registros em 2016 sobre violação de direitos de crianças, sendo que 21% delas foram denúncias de violência sexual. Já em 2017, o Disque 100 recebeu 84.049 denúncias, das quais 24% eram de violência sexual.

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual. O aplicativo Protege Brasil è outro canal de denúncia à disposição do público.

A data

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no País. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.

A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o País na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.