Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aberta inscrição para vagas em creche no mês de março

02 de Março de 2021 às 00:01

Aberta inscrição para vagas em creche no mês de março Todas as crianças de 3 meses a 3 anos têm direito à vaga em creche. Crédito da foto: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), iniciou nesta segunda-feira (1º) o período de inscrições do mês de março para vagas em creches. O prazo para se inscrever segue até o dia 12. Além do atendimento presencial nas unidades das Casas do Cidadão, os pais ou responsáveis têm disponível um formulário on-line para inscrição no Cadastro Municipal Unificado da Secretaria da Educação.

Documentos necessários

Os documentos necessários para a realização da inscrição, tanto presencial, como on-line, são certidão de nascimento da criança; documentos dos pais com foto e que conste o número do CPF; comprovante de residência no município de Sorocaba em nome dos pais ou responsáveis e atualizado, no máximo, com os últimos três meses.

Na versão on-line, os arquivos deverão ser anexados no site da Sedu, por meio de fotos ou digitalizados em JPEG ou PDF.

Todas as crianças de 3 meses a 3 anos têm direito à vaga em creche. O secretário municipal da Educação, Marcio Carrara, explica que a comprovação de trabalho só é necessária para os pais que apontarem a classificação de responsável trabalhador ou que precisem apresentar laudo médico, no caso de crianças com deficiência, por exemplo.

No caso de situações específicas para classificações prioritárias, os documentos necessários são comprovante de trabalho dos pais ou responsáveis holerite ou Carteira de Trabalho (parte que contém a identificação e contrato de trabalho); laudo médico; comprovante judicial de guarda e documento que comprove participação no Cadastro Único.

Resultado

O resultado da inscrição será enviado no e-mail do pai/mãe ou responsável cadastrado. Caso seja constatada falta de algum documento, ou o mesmo não esteja de acordo com o preenchimento, a inscrição será indeferida e poderá ser refeita até o dia 12. “Ninguém fica sem fazer inscrição”, destaca o secretário.

Os pais ou responsáveis devem se atentar ao nome da pessoa que vai discriminado no comprovante de residência, pois é preciso bater com o nome do responsável pela criança. “Outra situação recorrente é no momento de comprovar a profissão, em que muitas pessoas não apresentam documentação adequada, como holerite, comprovante de INSS ou, se for autônomo, um documento comprobatório assinado por testemunhas”, destaca Carrara.

Em caso de indeferimento da inscrição, para saber o motivo, a Sedu conta com dois canais de atendimento, o e-mail [email protected] e o WhatsApp (15) 3228-9516. A inscrição indeferida poderá ser refeita dentro do prazo de inscrição.

O comprovante da inscrição realizada será encaminhado aos pais ou responsáveis via e-mail. O resultado das crianças com inscrição deferida será publicado no site oficial da Prefeitura de Sorocaba, na aba da Secretaria da Educação, no dia 19. Após a inscrição deferida para a vaga, é necessário fazer a matrícula na unidade escolar, entre os dias 25 e 31 deste mês. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)