Buscar no Cruzeiro

Buscar

80 escolas estaduais de Sorocaba estão prontas para receber alunos

16 de Setembro de 2020 às 16:06
Ana Claudia Martins [email protected]

Salas de aula foram adaptadas para garantir o distanciamento social na escola Ana Cecília Martins. Crédito da Foto: Vinícius Fonseca (08/09/2020)

As escolas estaduais em Sorocaba seguem com atividades de acolhimento e de reforço. Aos poucos, algumas unidades estão recebendo os estudantes, como já ocorreu na escola Ana Cecília Martins no último dia 7, na região do bairro Wanel Ville, considerada modelo entre as unidades do Estado e recebeu a visita do secretário estadual da Educação, Rossieli Soares da Silva no dia 8 de setembro.

Segundo o dirigente regional de Ensino, Marco Aurélio Bugni, em Sorocaba, cerca de 80 escolas estavam preparadas para receber os alunos e no momento mais de dez unidades escolares estão abertas, seguindo as medidas de segurança e prevenção à Covid-19.

Com dispensers com álcool em gel espalhados pelo prédio, mais escolas da rede estadual já voltaram a receber alunos ainda para atividades de acolhimento e de reforço na cidade. Na escola Professora Nazira Nagib Jorge Murad Rodrigues, no bairro dos Morros, doze alunos retornaram ontem (16), respeitando o limite de no máximo 20% do número total de estudantes.

A unidade tem no total 295 alunos e cerca de 33 dos pais concordaram em enviar seus filhos para a escola, mas nem todos realmente foram. Neste início, a escola vai receber alunos que não têm acesso a internet e não conseguem acompanhar as atividades passadas para as aulas remotas.

Os estudantes terão atividades somente duas vezes por semana, durante duas horas por dia. Os alunos são obrigados a usar máscaras, assim como os professores, além de evitar aglomeração e respeitar o distanciamento social.

Já na Professor Diógenes de Almeida Marins, na Vila Artura, os alunos devem voltar hoje (17) também somente para atividades de reforço e acolhimento. A unidade estava sendo preparada ontem para receber cerca de dez alunos, de um total de 350.

Os estudantes também são aqueles que estão com dificuldades para acompanhar as aulas remotas ou por falta de sinal de internet ou de computador. Conforme a unidade escolar, eles também usarão máscaras, e deverão seguir todas as normas de prevenção ao coronavírus vigentes.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, dos 645 municípios do Estado, apenas 128 deles autorizaram a reabertura em setembro seguindo as medidas de segurança sanitária, totalizando 200 unidades escolares da rede.

Independente da reabertura neste mês ou não, novos conteúdos curriculares só poderão ser aplicados a partir de 7 outubro, data prevista para retomada das aulas presenciais na rede estadual. A volta às aulas ainda está condicionada a uma análise do quadro pandêmico no Estado. (Ana Cláudia Martins)