Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem 68 casos de dengue em apenas uma semana

10 de Abril de 2019 às 23:08

68 casos de dengue em apenas uma semana A nebulização vai continuar acontecendo na região da Nova Sorocaba, para atacar o mosquito. Crédito da foto: Erick Pinheiro (4/4/2019)

Em uma semana foram confirmados mais 68 casos de dengue em Sorocaba. Em 2019 a cidade já soma 241 pessoas acometidas pela doença e encontra-se em estado pré-epidêmico. De acordo com o boletim divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses de Sorocaba, prevê-se que na próxima semana a cidade entre em momento epidêmico. Atualmente 2.357 casos de dengue estão em investigação e a taxa de confirmação, segundo a Secretaria de Saúde (SES), é de 9,8%.

[irp posts="102525" ]

 

Na comparação com os anos de 2017 e 2018, o aumento de casos é bastante considerável. Quando comparados os mesmo períodos, em 2017, até início de abril, foram 39 casos confirmados na doença. No ano passado foram 11 e neste ano 241. No ano passado todo foram confirmados 46 casos da doença.

Do total de casos confirmados em 2019, segundo o boletim, 209 (86,7%) são autóctones, 31 (12,8%) são importados e um (0,5%) não teve o local provável de infecção determinado. As regiões norte e oeste, conforme a Vigilância Epidemiológica, são as que concentram maior número de casos. Nas áreas de cobertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Sorocaba 64 (26,5%) pessoas buscaram atendimento em decorrência de dengue.

Por conta do volume de casos confirmados em Nova Sorocaba, a SES programa uma ação de nebulização na região, assim como já ocorreu na semana passada. A pasta informou que as áreas das

UBSs Maria Eugênia (sete casos), Angélica (14 casos), São Bento (10 casos) e Mineirão (sete casos) também estão recebendo atenção especial. Na zona leste de Sorocaba, as UBSs Éden e Vila Haro foram as que mais atenderam pessoas infectadas pela dengue, com 8 e 14 confirmações, respectivamente.

Chikungunya e Zika

68 casos de dengue em apenas uma semana Crédito da foto: Divulgação

Em relação aos casos de chikungunya, a Vigilância Epidemiológica informou que a taxa de positivos é de 4,8% e de janeiro até a última terça-feira foram 18 casos confirmados, sendo 16 autóctones e 2 casos importados. Não há, segundo a SES, concentração dos casos, não tendo sido observado aumento significativo no último mês. Não foi observado nenhum caso confirmado de Zika vírus em 2018.

Febre amarela

Em relação à febre amarela, Sorocaba somou nove notificação em 2019, sendo cinco já descartados e três ainda em investigação. Segundo a SES, a cidade teve um caso importado confirmado em janeiro. O paciente foi infectado no município de Cajati, na região de Registro. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos