Buscar no Cruzeiro

Buscar

5ª Pink do Bem acontece amanhã no Parque das Águas

26 de Outubro de 2019 às 00:01

Última chance de participar da 5ª Pink do Bem Evento deverá reunir mais de 1.400 pessoas no Parque das Águas a partir das 7h30. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (22/10/2018)

Hoje é o último dia para retirar os kits da 5ª edição da Corrida Pink do Bem, realizada pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. A entrega será das 10h às 15h, na loja Scaranza, localizada na avenida Professora Izoraida Marques Peres, 482, no Campolim. Parte dos kits foi entregue ontem. O evento acontece amanhã, a partir das 7h30, no Parque das Águas.

Mais de 1.400 pessoas participarão do evento, que fecha a programação do Outubro Rosa. Amanhã os inscritos poderão participar de três modalidades, sendo a caminhada de 3 quilômetros e as corridas, com percursos de 5 e 10 quilômetros.

Segundo Maysa Miceli Santini de Souza, presidente da Liga, toda a renda obtida será destinada à realização de mamografias, biópsias e até cirurgias. “Depois do evento será feito um balanço e então entraremos em contato com a Secretaria de Saúde de Sorocaba para saber quais são as principais necessidades quando se fala em câncer”, conta Maysa.

Com o dinheiro arrecadado com a corrida Pink do Bem do ano passado, a Liga custeou 80 biópsias, beneficiando mulheres que aguardavam há dois anos pela realização do procedimento. Com o dinheiro do ano anterior foram pagas 800 mamografias para mulheres que também esperavam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para esse ano estamos cotando até mesmo a realização de cirurgias”, contou a presidente da entidade.

As mulheres assistidas pela Liga recebem atendimentos de fisioterapia, psicologia, assistência jurídica, social, nutricional, aulas de culinária, pilates, dança do ventre, yoga, artesanato em tecido e em madeira, além de grupos de caminhada e corrida. “Ao todo são 20 atividades e atendemos mensalmente cerca de 100 mulheres, de forma totalmente gratuita.” As pacientes também recebem perucas, sutiãs com prótese externa, e tatuagens com micropigmentação de sobrancelhas e auréola das mamas.

‘O grito da minha careca é prevenção salva vidas’

Última chance de participar da 5ª Pink do Bem Renata raspa a cabeça como forma de chamar a atenção para a necessidade da prevenção do câncer de mama. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (21/10/2019)

Ela tem passado todo o mês com a cabeça raspada, mesmo sem estar doente, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, foco da campanha Outubro Rosa. Enquanto uns a olham com dó, outros se aproximam. Mas o principal é que a empresária Renata de Carvalho não tem passado indiferente pelas pessoas e assim tem conseguido cumprir com seu propósito. “O grito da minha careca é ‘prevenção salva vidas’”, afirma.

Renata é voluntária na Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e tem saído pelas ruas com uma camiseta cor-de-rosa estampando os seguintes dizeres “Prevenção salva vidas. Faça mamografia”.

Conforme ela, ainda tem muita gente que fala que não quer “nem ir ver, porque vai que seja”. “Mas, mais desagradável do que o diagnóstico, é morrer, e o diagnóstico precoce faz toda a diferença”, afirma.

No entendimento de Renata, é preciso falar sobre o câncer, pois a informação conscientiza. “Se o câncer de mama for diagnosticado logo no início, tem 95% chance de cura. Então devemos quebrar a crendice de que quem procura acha. É melhor descobrir pequeno [um tumor], porque, depois, se estiver grande, aí é pior”.

Renata conta que foi apresentada ao câncer já na condição letal, por meio do diagnóstico de um grande amigo, considerado por ela o seu irmão do coração. “O Jhony foi diagnosticado aos 42 anos, com câncer no cérebro grau 4. Faleceu meses depois, com 43 anos. Isso virou minha vida do avesso”, desabafa.

Foi o que a motivou a abraçar a causa. Renata estudou muito sobre o assunto, se debruçou em livros e passou a ajudar entidades. Está com a cabeça raspada agora, mas afirma que seu desafio é de janeiro a janeiro. Sobre os cabelos cortados, ela mandou fazer uma peruca para doar para a Liga.

Hoje tem ações do Outubro Rosa em Votorantim

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realiza hoje, das 10h às 14h, atividades relacionadas ao Outubro Rosa no bairro Carafá. O evento terá coleta para exame de papanicolau, prevenção de mama, testes de sífilis e HIV, além de orientação para a prevenção.

A atividade será realizada na chácara Santo Antônio e contará com a participação de enfermeiros e auxiliares, médicos e voluntários da Faculdade Anhanguera.

De acordo com o Secretário da Saúde, Júnior Silveira, a ação faz parte das atividades de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, realizadas nas unidades durante esse mês. Silveira destaca ainda que a proposta de levar a ação para uma região rural acontece tendo em vista que a Unidade Básica de Saúde da Barra Funda, responsável por atender essa demanda, passa por obras de reforma. “Com isso levamos uma equipe para fazer o trabalho preventivo naquela região da cidade”, ressalta. (Larissa Pessoa e Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos