Buscar no Cruzeiro

Buscar

53 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de Sorocaba

05 de Fevereiro de 2019 às 08:53
Ana Claudia Martins [email protected]

Segundo a Prefeitura, o material didático já foi distribuído em todas as unidades. Foto: Adival B. Pinto / Arquivo JCS

Mais de 53 mil alunos em 151 unidades escolares de Sorocaba voltam às aulas nesta terça-feira (05) na rede municipal de ensino. A novidade é o início do ano letivo com o material do Sesi em todas as escolas da rede. Segundo a Prefeitura, esse material didático já foi distribuído em todas as unidades, totalizando mais de 9 toneladas, em parceria com outras secretarias e ajuda dos reeducandos do sistema prisional da cidade. Na manhã desta segunda, a apresentação do material didático do Sesi foi feita aos professores e equipe escolar de toda a rede municipal em evento que ocorreu na Arena Sorocaba. De acordo com a Secretaria da Educação (Sedu), os professores estão sendo treinados e haverá formações sobre o novo sistema durante todo o ano letivo.

Segundo a Sedu, as melhorias no processo de ensino-aprendizagem podem ser inúmeras, com resultados positivos a curto, médio e longo prazo. “Os estudantes terão contato com textos de qualidade e vivências significativas, por meio de sequências didáticas organizadas para possibilitar que a aprendizagem de fato ocorra e aconteça na idade certa. Os alunos terão seus direitos de aprendizagem garantidos, diminuindo assim a defasagem de conteúdos escolares”, diz a pasta.

A Sedu ressalta que a avaliação do material será contínua. “A equipe da secretaria e a equipe do Sesi acompanharão todo o processo de implementação”, afirma.

Conforme a Prefeitura, atualmente a rede municipal tem 2.252 professores e 1.494 auxiliares de educação. “Em 2019 a Sedu contará com as formações do Sistema de Ensino Sesi e as capacitações alinhadas ao novo currículo paulista norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atenderão cerca de 2,5 mil professores mais a equipe do suporte pedagógico que é composta por diretor, vice-diretor e orientador pedagógico. “O Sistema de Ensino do Sesi, que não é composto de apostilas mas de livros didáticos, conta com sequências didáticas e vai ajudar os professores a fortalecer cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem para os alunos”, disse o Executivo.

No Estado, falta o material dos estudantes

Os quase 56 mil alunos da rede estadual de ensino de Sorocaba iniciaram as aulas na última sexta-feira (1), mas o movimento nas escolas foi maior ontem. A cidade tem no total 80 escolas estaduais e a surpresa do início do ano letivo é que o material didático que o governo estadual fornece gratuitamente para os estudantes ainda não chegou. Com isso, os pais dos alunos tiveram que comprar. Questionada, a Diretoria de Ensino de Sorocaba explicou que o material didático deverá chegar até o Carnaval, que ocorre dia 5 de março, ou logo após, ou seja, praticamente um mês após o início do ano letivo, que totaliza 200 dias.

Cadernos, lápis, caneta, borracha e outros materiais os alunos, que já estão em aula, só recebem em março, segundo o Estado. Foto: Emídio Marques

De acordo com a Diretoria de Ensino de Sorocaba, o contrato com a empresa responsável pela aquisição dos materiais didáticos foi assinado em janeiro com o governo estadual e os produtos começaram a ser entregues nas escolas da Capital no último dia 17. Já para as unidades do interior a previsão é que todo o material didático seja entregue até o início de março. Segundo a Diretoria, são cerca de 30 produtos para os alunos do ensino fundamental e 13 para os alunos do ensino médio, entre cadernos, lápis, canetas, borracha, cola, e outros materiais escolares para serem usados pelos estudantes na sala de aula.

Já em relação aos prédios das escolas estaduais que necessitavam de reformas, a Diretoria disse que os serviços já foram contratados e que estão sendo finalizados. Sobre os professores da rede, a Diretoria afirma que 99% das aulas foram atribuídas na semana passada e que as escolas que necessitarem poderão fazer a contratação de professores eventuais.

Galeria

Confira a galeria de fotos