Buscar no Cruzeiro

Buscar

21 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba têm plantão eleitoral

10 de Maio de 2019 às 23:36
Ana Claudia Martins [email protected]

21 cidades da RMS têm plantão eleitoral Locais onde já foi feito o cadastramento obrigatório, como Sorocaba, não haverá atendimento. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (28/10/2018)

Os eleitores de 21 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) poderão fazer a biometria neste sábado (11) nos cartórios eleitorais que vão atender das 8h às 13h. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o plantão só não ocorrerá nos 107 municípios que já concluíram o cadastramento biométrico obrigatório, como é o caso de Sorocaba.

O órgão estadual afirma ainda que para maior conforto e rapidez, os eleitores devem agendar horário no site do TRE. “O objetivo do plantão é facilitar o comparecimento do eleitor e, assim, aumentar a coleta da biometria no Estado. Em 2019, o cadastramento é obrigatório em 478 municípios, mas em breve será também nas outras cidades, incluindo a capital paulista”, diz.

De acordo com o TRE, o procedimento é simples e rápido, incluindo a coleta das impressões digitais, a assinatura digitalizada e a atualização dos dados cadastrais do eleitor. A finalidade da biometria é reforçar a segurança na identificação do eleitor na hora de votar, uma vez que as digitais de cada indivíduo são únicas.

O órgão destaca ainda que os eleitores dos 478 municípios, onde a biometria é obrigatória, devem fazer o procedimento para evitar o cancelamento do título e as consequentes restrições na vida civil. Além de não poder votar, sem o título ele não pode obter passaporte e CPF, tomar posse em concurso público e fazer matrícula em instituições de ensino oficial. O término do período do cadastramento obrigatório na RMS varia entre novembro e dezembro de 2019.

As 21 cidades da RMS onde os eleitores devem fazer a biometria obrigatória são: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Tatuí e Tietê. Para fazer o agendamento no site do TRE acesse: https://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioOrdinario/publico/index.jsp. (Ana Cláudia Martins)