Sorocaba e Região

1ª Feira do Estudante Expo CIEE acontece no Parque Tecnológico

Evento oferece aos jovens um ambiente de fomento à educação, capacitação e direcionamento profissional
Evento foi aberto na manhã desta sexta (19). Foto: Fábio Rogério

Com grande movimento de pessoas, a 1ª Feira do Estudante Expo CIEE em Sorocaba está acontecendo nesta sexta-feira (19), até as 18h, no Parque Tecnológico (PTS), e terá continuidade neste sábado (20), das 10h às 18h. O evento, considerado o maior da América Latina no segmento, teve a abertura pela manhã. Nele, estão montados mais de 40 estandes de empresas e instituições, entre faculdades, universidades, escolas e organizações. Também há a possibilidade de os presentes se cadastrarem para vagas de estágio e aprendizagem na cidade, bem como participar de palestras (confira as opções no link https://bit.ly/2S2kPv6). Além disso, em meio às atividades, a programação conta com atrações artísticas.

O evento, realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do PTS e a Urbes – Trânsito e Transportes, busca, sobretudo, oferecer aos jovens um ambiente único de fomento à educação, capacitação e direcionamento profissional. Entre as oportunidades ao público, será feito neste sábado o sorteio de um intercâmbio para Dublin, na Irlanda, viabilizado pela Seda Intercâmbios aos que se inscreverem e estiverem na feira. Outros destaques são a emissão gratuita de carteiras de trabalho e o Lounge de Conectividade, espaço em que os participantes podem carregar dispositivos eletrônicos.

Programação também conta com atrações artísticas. Foto: Fábio Rogério

Para a feira, a Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob), por meio da Urbes, criou uma linha de ônibus com destino ao PTS. No período das 7h às 20h, a linha Especial – Pq. Tecnológico terá saída do Terminal Santo Antônio com destino direto à feira. Para mais informações sobre essa e outras linhas, basta acessar urbes.com.br, entrar em contato pelo telefone 118 ou ainda consultar nos postos de informação dos terminais. As inscrições para o evento podem ser realizadas gratuitamente pelo site ciee.org.br/expociee ou diretamente no local. O PTS fica na avenida Itavuvu, 11.777.

União de esforços

O prefeito José Crespo participou da abertura. Foto: Fábio Rogério

Durante a abertura da feira, entre outras autoridades presentes, o superintendente institucional do CIEE, Ricardo Melantonio, citou que “o Brasil só conseguirá ir para frente unindo esforços” e classificou o evento como uma “oportunidade valiosa”. “É um fórum de aproximação ao mercado de trabalho e às oportunidades profissionais.” O prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), afirmou que “todo o esforço da administração pública em abrir oportunidades deve ser feito”. Em tom enaltecedor, disse que “a Prefeitura é a organização com a maior responsabilidade social”. “O que não conseguimos fazer em termos de abertura de oportunidade, devemos fomentar, buscar parcerias”, acrescentou.

Os estudantes Mateus Henrique Brito Gomes e Emerson Ruan da Silva, ambos de 17 anos, vieram de Piedade ao PTS para participar do evento. Compartilharam as mesmas palavras para falar do motivo de estarem presentes. “Queremos buscar algumas ideias de profissão”, disse Emerson, que está pendente a cursar administração ou contabilidade na graduação. Mateus demonstrava mais dúvida. “Ainda não tenho uma ideia. Vir aqui será importante para pesquisar melhor.”

O CIEE também fez convite aos aprendizes legais para comparecerem. E as amigas Nathalia Aparecida Ferraz Alvarenga, 22, e Fabia Emannuele da Silva, 17, marcaram presença. Elas conseguiram vagas como aprendizes no novo Hospital Regional Dr. Adib Domingos Jatene: Nathalia na área de RH e Fabia na parte de hotelaria. “Vim de Praia Grande para Sorocaba há três meses e já comecei a trabalhar lá”, afirmou Nathalia, sorridente. “No meu trabalho, temos que gerir toda a parte de rouparia, resíduos e limpeza. Estou gostando bastante e até já penso em fazer o curso de administração”, comentou Fabia.

Mais detalhes sobre a feira podem ser encontrados no link https://bit.ly/2RAZ0lU.

Comentários