Buscar no Cruzeiro

Buscar

166 mil servidores da Educação terão bônus por cumprimento de meta

17 de Setembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

166 mil servidores da Educação terão bônus por cumprimento de meta Medida busca a valorização dos profissionais da educação, com foco na aprendizagem. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/9/2020)

O governo estadual promete pagar bônus de R$ 2 mil, em média, no próximo dia 25 para 166 mil servidores da Educação. Dessa forma, esse pagamento custará ao Estado, no total geral, mais de R$ 350 milhões.

O Cruzeiro do Sul questionou a Secretaria de Estado da Educação sobre quantos servidores em Sorocaba e nas demais 26 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) irão receber o bônus, mas até o fechamento desta reportagem não houve resposta.

Conforme a pasta estadual, receberão o pagamento do benefício servidores que atuam em 4.166 escolas que cumpriram alguma parte da meta 2019.

“Entre o total de servidores que serão contemplados, 129 mil são professores de ensino fundamental e médio. Mas além deles, diretores, agentes de organização e equipes técnicas das escolas e órgãos centrais também têm direito ao bônus”, afirma a Secretaria.

Pagamento toma como base as notas do Idesp

O governo estadual destaca ainda que o pagamento do bônus é calculado a partir das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) de 2019, e que o pagamento ocorrerá, em parcela única, no próximo dia 25.

“No dia 25 de setembro será liberado o bônus 2019 aos professores e a todos os profissionais que alcançaram as metas - nossos diretores, agentes de organização escolar, supervisores. É a valorização dos nossos profissionais da educação, com foco na aprendizagem, reconhecendo aqueles que avançaram”, destaca o secretário da Educação, Rossieli Soares.

Para chegar ao valor individual, a Secretaria considera se a unidade avançou, atingiu ou superou a meta estipulada para o período. Os servidores precisam ainda ter trabalhado, no mínimo, em dois terços do ano letivo.

Escolas que superaram suas metas terão um adicional de até 20% da Bonificação por Resultados. Quando a meta não é atingida, é calculado o avanço proporcional da escola.

1º lugar na cidade

A escola estadual Professora Nazira Nagib Jorge Murad Rodrigues, no bairro dos Morros, em Sorocaba, ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, com nota de 7,7.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) anunciou o resultado do Ideb 2019 na terça-feira (15).

Criado em 2007, o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Já em segundo lugar na cidade ficou a escola estadual Baltazar Fernandes com nota 7,6 e em terceiro a Gumercindo Gonçalves com 7,5. E em quarto lugar aparece a escola estadual Professora Antonia Lucchesi Soares Fernandes (7,5) e em 5º lugar a Professora Marina Grohmann Soares Fernandes (7,4). (Ana Cláudia Martins)