Buscar no Cruzeiro

Buscar

14ª CSM comemora 72 anos com cerimônia cívico-militar

11 de Julho de 2018 às 14:51

Secom Sorocaba

A 14ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM) comemorou, na manhã desta terça-feira (10), a passagem do 72º aniversário da criação da unidade regional do Ministério do Exército no município. Celebrado com cerimônia cívico-militar, o evento contou com a participação de autoridades locais e regionais, entre elas, o general Carlos Sérgio Camara Saú; o tenente-coronel Pereira, da 1ª GAC; o coronel Sandro Zanetti, chefe da 14ª CSM, e o chefe de Gabinete do Poder Executivo, Alexandre Robim, que na oportunidade representou o prefeito José Crespo.

Durante o evento, o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), professor Adilson Cézar, foi homenageado como Colaborador Emérito do Exército Brasileiro pelos serviços colaborativos prestados a 14ª CSM.

A unidade iniciou suas atividades em 1946, na rua da Penha, no Centro. Posteriormente, ficou sediada no Casarão Vergueiro, onde atualmente está a Faculdade de Direito de Sorocaba. Na sequência, passou para a rua Álvaro Soares onde ficou até 1969, para então transferir sua sede para a avenida Senador Roberto Simonsen, no Jardim Santa Rosália.

Atualmente, a 14ª CSM conta com efetivo de 88 homens. sua área de responsabilidade tem mais de nove milhões de habitantes, englobando 14 delegacias de serviço militar e 178 adjuntas que alistam anualmente 85 mil jovens, tornando a 14ª CSM a 5ª maior do Brasil em número de alistamentos.

Para o coronel Sandro Zanetti, chefe da 14ª CSM, é de suma importância que o jovem brasileiro tenha consciência da importância de prestar o serviço militar. "O jovem ingressando no Exército terá seu primeiro emprego e educação profissional. Ele será instruído nos assuntos civis de hierarquia, patriotismo e disciplina, que são fundamentais para que se tenha sucesso na vida. Isso serve de referência e base para a formação do caráter e do futuro profissional desse jovem, que estará preparado para enfrentar novos desafios", afirmou o coronel.