Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Situação do Aeroporto de Sorocaba é assunto de representação no MP

10 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Documento contra o Governo do Estado lista 19 considerações que precisam ser observadas.
Documento contra o Governo do Estado lista 19 considerações que precisam ser observadas. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (27/12/2021))

O vereador Ítalo Moreira (PSC) entrou com uma representação no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) contra o Governo do Estado. O assunto da representação diz respeito às situações recorrentes envolvendo o Aeroporto de Sorocaba. No documento, o parlamentar cita 19 considerações que, em seu ponto vista, merece apreciação do MP.

O parlamentar citou as ações da Câmara de Sorocaba em torno do tema, incluindo uma comissão, formada no ano passado. As áreas que envolvem o aeroporto também fazem parte do documento protocolado no MP. Entre as informações, o fato de que o local possui mais de 200 áreas e a inclusão, em tese, de áreas particulares no processo de concessão. Várias matérias do Cruzeiro do Sul, tratando de problemas no aeroporto, estão sendo consideradas na representação.

Uma delas, que foi publicada recentemente, retrata que o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) desistiu de oficializar o prolongamento de pista do Aeroporto de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz. Com isso, conforme o texto, o local segue operando com 1.480 metros de pista, embora tenha construído 1.630 metros. Na ocasião da publicação, o Daesp disse que a decisão não traz prejuízo para as operações, mas empresários do setor lamentam e pensam de forma contrária.

Outra consideração do parlamentar, e que foi tema de reportagem do Cruzeiro do Sul, é o fato de que a processo de concessão pode ter incluído dois bairros nas tratativas.

O documento pede que, de posse das informações, o MP tome as medidas que julgar cabíveis, sendo informativa, preventiva ou combativa. O MP pode ou não aceitar a representação e, em caso positivo, solicitar informações ao Estado sobre o caso.

Em nota, o Daesp afirmou que defende que o interesse público esteja sempre acima dos interesses privados e políticos. E pensando na população, o Governo de São Paulo realizou a concessão dos aeroportos regionais para atrair mais investimentos, gerar empregos e criar novos voos. O capital privado vai modernizar e ampliar esses terminais, promovendo desenvolvimento regional no litoral e interior, incluindo a cidade de Sorocaba.

A nota prossegue e afirma que o Governo de São Paulo “segue firme no projeto de modernizar e fortalecer cada vez mais a logística estadual proporcionando, assim, melhorias na qualidade de vida das pessoas. Publicações tendenciosas e enviesadas não abalam decisões embasadas por rigorosos estudos técnicos e bom uso do dinheiro público”.

Vale lembrar que no processo de concessão do Aeroporto de Sorocaba os investimentos em 30 anos, diluídos, passam apenas de pouco de mais de R$ 1 mil por dia. (Marcel Scinocca)