Buscar no Cruzeiro

Buscar

Libras na transmissão do saber

11 de Julho de 2018 às 11:54

Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Disciplina do curso de Pedagogia da WlaSan prepara o professor para acolher deficiência auditiva

Reconhecida legalmente desde 2002 (Lei 10.436) como Língua de modalidade visual/gestual/espacial, Libras (Língua Brasileira de Sinais), é destaque do Módulo Gestão da Sala de Aula, do curso de Pedagogia da Faculdade Wlademir dos Santos, a WlaSan. O objetivo é desenvolver nos alunos de Pedagogia elementos básicos da língua nacional para que pensem nos processos de inclusão.

Segundo Maura Bolfer, coordenadora da WlaSan, o professor não será necessariamente intérprete, mas precisa ter noções básicas dessa linguagem e motivar a continuidade dos estudos de alunos com deficiência auditiva. O Professor de Libras da WlaSan, Alexandre Elias, explica que é fundamental para quem ministra as aulas criar diferentes estratégias para que os alunos vivenciem situações práticas e reflexão constante. "Inserção de vocabulário básico de sinais, diálogos, treinos práticos e reconhecimento do indivíduo surdo são situações apresentadas ao longo da disciplina", expõe o professor.

Alexandre é educador há 25 anos e percebe as dificuldades encontradas nas instituições de ensino no acolhimento de pessoas com algum tipo de deficiência, seja na forma de lidar com a complexidade pedagógica, fugindo da homogeneidade, ou em necessárias adaptações curriculares. "Acredito que oportunizar a disciplina de Libras na graduação de Pedagogia é preparar com qualidade e consciência os futuros professores, tornando-os críticos e motivados por mudanças. É gratificante notar que os conhecimentos desenvolvidos ultrapassam o espaço da Wlasan. Relatos revelam que as atividades e os trabalhos sugeridos têm despertado o interesse de familiares, em especial filhos de nossos futuros professores, que participam efetivamente do conteúdo proposto fora da unidade", comemora.

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante