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Tecnologia e empreendedorismo: como softwares podem ajudar microempresas a prosperarem

A tecnologia possui uma função importante no crescimento de diversas empresas no Brasil

Quando pensamos em microempresas, quaisquer detalhes podem fazer diferença na mensuração do balanço financeiro. Isso porque, em muitos casos, a linha entre lucro e prejuízo é tênue, já que as negociações não envolvem quantias muito grandes.

Diante desse cenário, contar com processos bem delineados é importante para o sucesso de uma microempresa. E dentro desse leque, ter boas ideias e utilizar softwares que possibilitem a realização delas é essencial.

Afinal, não adianta oferecer um serviço de comprar e retirar na loja, por exemplo, se o microempreendedor não consegue dar baixa no estoque dos produtos que saíram através da venda de e-commerce. Ou seja, não adianta oferecer facilidades sem que a própria empresa esteja preparada para elas.

Quais softwares são importantes para as microempresas

Para as pequenas empresas, grande parte dos especialistas ressaltam a importância de dois softwares específicos: ERP, sigla para Planejamento de Recursos Empresariais e o CRM, sigla para Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Colocando essas duas alternativas no dia a dia da microempresa, será possível obter um processo correto e capaz de potencializar os lucros do negócio.microeempresas

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O que é ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning) nada mais é do que um sistema que pode ser implementado em uma empresa para “mapear” todos os seus dados e informações.

Assim, a partir desse conhecimento, é possível medir quais ações são necessárias para tornar a empresa mais produtiva, seja reduzindo custos ou potencializando a produtividade.

Como o software funciona na prática

O sistema de gestão integrado funciona, na prática, auditando os dados financeiros de uma empresa. Ou seja, ele deverá mensurar as contas a serem recebidas e pagas e, até mesmo, monitorando pedidos de compras em e-commerces.

Além disso, o ERP também pode intervir na gestão de pessoas de uma empresa. Isso porque, o software é capaz de analisar a produtividade de cada membro da equipe e, a partir desse dado, demonstrar quais ações são necessárias para melhorar o desempenho do grupo de colaboradores da empresa.

Outra aplicabilidade do ERP é identificar quando determinado produto é comprado e retirá-lo do estoque. Assim, de forma simples e prática, diversos problemas de comunicação podem ser evitados.

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O que é CRM?

Diferente do ERP, que possui como objetivo primário melhorar a organização interna, o CRM tem como objetivo melhorar o relacionamento com o cliente. E assim, consequentemente, maximizar o engajamento do consumidor e, em último plano, as vendas.

Por meio de dados consistentes, o CRM possibilita uma análise complexa e completa acerca de diferentes métricas relacionadas ao cliente. Em tese, esse sistema é focado principalmente para as empresas que possuem uma necessidade ou preocupação em atender demandas dos clientes, seja em relação ao serviço ou produto.

Como o software funciona na prática

Na prática, o CRM é um conjunto de práticas que são capazes de registrar a experiência e os hábitos dos consumidores durante o processo de compra. Mas, além disso, esse sistema também faz um acompanhamento do contato da empresa com o lead, antes mesmo do ato de compra, em si.

E essa característica é justamente o que torna o CRM importante, tanto para microempresas, como para as médias e grandes. Esse sistema é capaz de aglutinar todas as informações em apenas um local, favorecendo a organização da empresa e possibilitando novas soluções assertivas ao negócio.

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Assim, é possível traçar um panorama geral sobre como está a situação da empresa e aumentar a produtividade. Afinal, em tese, o CRM visa justamente melhorar um ciclo de vendas que está ineficiente e incapaz de demonstrar os melhores resultados.

Fique sempre ligado para colocar em sua empresa as melhores soluções

É cada vez mais comum encontrar no mercado soluções de gestão e contato com o cliente. Por isso, é importante procurar pelas empresas mais capacitadas para lhe oferecer softwares que atendam às suas demandas do dia a dia.

Afinal, não adianta implementar diversos processos automatizados que acabam piorando o seu contato com o cliente e suas vendas. Além disso, é interessante também procurar por empresas que ofereçam sistemas de ERP e CRM integrados, capazes de auxiliar o microempreendedor de forma completa, quando necessário. Esses fatores, em conjunto, proporcionam um processo mais correto e produtivo.

 

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