Educa Mais Educare

Unicef lança guia que reúne orientações para escolas durante a pandemia

O documento é público e pode ser acessado pela internet

Na busca de ajudar as escolas no planejamento de reabertura ou de readequação de ações, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, na última semana, o guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência que orienta estados e municípios na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes durante o período da pandemia do covid-19.

O documento, que tem acesso liberado a todos os públicos, está dividido em três seções, com orientações para potencializar a busca ativa e enfrentar a crise, e orientações para o acolhimento e o cuidado dentro das escolas, divididos por etapa escolar da educação básica.

Mesmo que ainda não tenha previsão de retorno das aulas presenciais, a Unicef entende que além de atender as crianças que estão fora da escola, ou em risco de abandonar, é necessário preparar as unidades para receber os estudantes em segurança, diminuindo os riscos de infecção pelo novo coronavírus.

Leia mais  Fies: seleção para o segundo semestre já está aberta

“Não há como definir uma data única de volta às aulas presenciais no país, que tem de ser decidida de acordo com a situação epidemiológica de cada estado e município. Mas a preparação das redes escolares para a reabertura de maneira segura deve ser prioridade absoluta em todo o país, assim como a busca ativa de quem não está conseguindo aprender com as escolas fechadas”, afirmou a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, à Agência Brasil.

O guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência é uma das iniciativas propostas pelo Busca Ativa Escolar, lançado pela Unicef em 2017 e atualmente adaptado para situações de calamidade, como a pandemia do coronavírus.

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil.

Comentários