Termina nesta sexta (5) o prazo para instituições declararem dados para o Censo da Educação Superior

Por

Teacher giving help to student working on project in library. Man and woman in casual sitting and standing at desk, using laptop, looking at monitor. Teaching or help concept

Instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país devem declarar dados para o Censo da Educação Superior até amanhã (5). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Censo, ampliou o prazo para a coleta dos dados por causa da pandemia do coronavírus, que poderia influenciar o cadastro pelas instituições devido ao isolamento social.

As informações devem ser preenchidas através do Sistema Censup. O envio das informações deve ser realizado por um pesquisador institucional, designado por cada instituição de ensino para representá-la, que também ficará responsável por checar possíveis inconsistências dos dados declarados.

O Censo da Educação Superior é pré-requisito para a participação em programas educacionais do Ministério da Educação (MEC) como o Prouni, Fies e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Posterior à declaração, será a vez de fazer os ajustes dos dados declarados, além do envio das justificativas caso haja inconsistências nas informações no prazo entre 8 e 26 de junho.

Censo da Educação Superior

Realizado anualmente pelo Inep, o Censo é o sistema de informações mais completo do Brasil sobre as entidades de ensino públicas e privadas, que ofertam cursos de graduação, além de fornecer dados que traçam os perfis de alunos e docentes.

*Com informações do Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasil