Educa Mais

Qualificação: programa capacita jovens para se tornarem professores

A iniciativa é do programa Ensina Brasil
FOTO:: Educa Mais Brasil

O programa Ensina Brasil é uma iniciativa que tem como objetivo a qualificação de jovens para se tornarem professores da rede pública de ensino. Para isso, é realizada uma formação intensiva sobre educação, didática e gestão escolar com aulas presenciais em sala de aula e acompanhamento de tutores experientes. Posteriormente, o participante é enviado para atuar como professor remunerado escolas públicas ou órgãos governamentais durante dois anos.

Com o objetivo de qualificar jovens para se tornarem professores da rede pública de ensino, o programa Ensina Brasil realiza uma formação intensiva sobre educação com aulas presenciais e acompanhamento de tutores experientes. Posteriormente, o participante será enviado para atuar como professor remunerado em escolas ou órgãos governamentais durante o período de dois anos.

O processo seletivo do Programa possui cinco etapas. Inicialmente o candidato deve preencher um formulário online e informar dados sobre histórico acadêmico e atividades extracurriculares. Em seguida, as demais etapas envolvem um teste de múltipla escolha, perguntas dissertativas, dinâmica em grupo e entrevista.

Leia mais  Prouni: inscrições para bolsas remanescentes iniciam hoje (05)

Para participar do programa o candidato deve cumprir algumas exigências estabelecidas. Uma delas é a disponibilidade para morar fora de sua cidade. Confira abaixo os demais requisitos do programa:

  1. Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);
  2. Português fluente;
  3. Ter curso superior completo ou previsão de graduação até dezembro de 2019 (Você ainda pode se inscrever caso sua data de graduação tenha sido postergada para o primeiro semestre de 2020 em função de greve na sua universidade. Estes casos serão analisados posteriormente);
  4. Ter concluído a primeira graduação há, no máximo, 10 anos;
  5. Ter diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC;
  6. Ter disponibilidade para participar da formação inicial de 5 semanas (300 horas): 1 – Módulo presencial em São Paulo de 4 semanas em janeiro de 2020; 2 – Módulo online de 40h em Dezembro de 2019
  7. Ter disponibilidade para participar do programa de fevereiro de 2020 até dezembro de 2021 (trabalho remunerado);
  8. Ter disponibilidade para morar fora de sua cidade por 2 anos, a partir de fevereiro de 2020. O participante deve estar apto para mudar de Estado caso não seja alocado no seu local de residência (os Estados parceiros serão divulgados no momento da oferta).
Leia mais  Encceja 2019: veja o que você precisa saber

Capacitação

Se você já atua na área da educação e deseja se tornar um profissional mais completo, conte também com o apoio do Educa Mais Brasil. O programa possui 15 anos de atuação no mercado e já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas com bolsas de estudo para várias modalidades de ensino. Acesse o site parceiro do programa e confira as oportunidades disponíveis na sua região. É possível encontrar pós-graduação e cursos profissionalizantes com até 70% de desconto.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários

CLASSICRUZEIRO