Buscar no Cruzeiro

Buscar

Já possuo uma graduação, posso participar do Enem 2019?

08 de Novembro de 2019 às 13:26

O perfil dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) varia. Entre eles, têm os marinheiros de primeira viagem - na edição de 2019, dos 5,1 milhões de participantes inscritos, 2,4 (47%) são inexperientes no exame - e aqueles que farão a prova novamente pensando na segunda graduação.

Valmir Santos, funciona?rio pu?blico, tentara? cursar gastronomia com a nota do Enem_ Acervo Pessoal

Formado em Administração com ênfase em Recursos Humanos, o servidor público Valmir Santos, 42 anos, faz parte do segundo perfil. Depois de uma década de formado, o baiano retoma à maratona de provas do Enem para concorrer a uma vaga no curso de gastronomia.

“Paralelo ao trabalho de servidor público, eu já cozinho e forneço para eventos, também produzo alimentos congelados – tipo caldo, sarapatel entre outros. Então essa segunda graduação é para ter o título de algo que eu já faço no dia a dia, além de entrar na área de gastronomia com maiores conhecimentos”, explica Valmir.

Diferente dos candidatos que estão saindo do ensino médio e farão o exame com a tensão da escolha da futura carreira, por já ter a experiência no ensino superior e a estabilidade na sua atual profissão, Valmir não carrega a apreensão de estar fazendo a prova como algo decisivo em sua vida.

A maior atenção dada mesmo é manter a resistência na avaliação, considerado por ele como cansativa. “Acho que o participante mais jovem está mais preparado para esta etapa do cansaço físico e mental na hora da prova. Se eu passar, beleza! Se não, está tudo bem também, eu posso recorrer a outros caminhos”, diz.

Enem 2019

A primeira etapa do Enem 2019 foi realizada no domingo passado, dia 3. Os estudantes responderam questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da redação com o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil". No próximo domingo, dia 10, serão aplicadas as provas de Matemática e de Ciências da Natureza, totalizando 5h de prova.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa pode fazer o Enem, o que muda é a forma como o resultado da prova poderá ser usado. No caso das pessoas que já possuem uma graduação, caso elas desejem um curso na rede privada, não poderão fazer por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que é destinado apenas para quem ainda não tem ensino superior.

O mesmo não acontece com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o qual as instituições federais e estaduais utilizam como sistema de seleção dos alunos. O candidato graduado deverá atentar apenas no tipo de concorrência, se com cotas raciais ou sociais.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Galeria

Confira a galeria de fotos