Educa Mais Educare

Coleta do dado biométrico é uma das novidades do Enem 2019

Os Cadernos de Questões do Enem também sofreram alteração

Os candidatos do Enem 2019 devem esperar por novidades. As mudanças foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira, 11. A principal delas é em relação ao procedimento de coleta do dado biométrico, item de segurança adotado pelo Enem desde 2016.

A alteração faz parte de uma série de otimizações de processos com o objetivo de economizar nas avaliações aplicadas pelo instituto.

ENEM
Crédito: Divulgação

Novidades Enem 2019

O Inep adotará também uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até 2018, a ficha para coleta do dado biométrico continha uma lâmina de grafite, individual.

Houve alteração nos Cadernos de Questões do Enem. A diagramação garantirá um grande espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação. A medida eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunhos personalizadas, permitindo uma significativa economia com papel e impressão. A alteração faz parte de uma série de otimizações de processos.

Leia mais  Estudantes têm até hoje para se inscrever no Enem 2019

Sobre o Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já tem data marcada. As provas acontecem nos dias 3 e 11 de novembro em todas as regiões do país.
Já o edital do Enem 2019 está previsto para ser divulgado neste mês de março. No entanto, o Inep já confirmou os prazos para solicitação de isenção, justificativa de ausência e inscrições.

Para que ser Enem

O Enem é uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior. Com o resultado, os candidatos podem pleitear benefícios estudantis através de programas do governo de acesso ao ensino superior, SisuProuni e Fies. O Enem é também utilizado como processo de seleção para o ingresso em universidades portuguesas.

Etapa

Solicitação de Isenção/Justificativa de ausência – 1 a 10 de abril
Inscrições – 6 a 17 de maio
Aplicação – 3 e 10 de novembro

Leia mais  Cinco milhões de estudantes já se inscreveram para o Enem

 

Agência Educa Mais Brasil

Comentários

CLASSICRUZEIRO