Buscar no Cruzeiro

Buscar

Práticas de Governança, Risco e Compliance são abordadas em curso presencial

03 de Fevereiro de 2020 às 09:35

Conceito criado pelo Banco Mundial, Governança, Risco e Compliance (também conhecido como GRC) é um conjunto de medidas essenciais para o exercido da administração baseada no planejamento/execução com foco em resultados. Em abril, o CECAP iniciará uma turma do curso que introduzirá às competências necessárias, ideal para empresários, executivos, gestores e profissionais em cargos nos níveis estratégico e tático.

Primeiramente, profundas inovações conceituais na jurisprudência e na legislação brasileiras, alteraram substancialmente as bases sociais, políticas e econômicas das responsabilidades decorrentes das atividades mercantis em geral. Os impactos dessas atividades passam a ter maior amplitude e, proporcionalmente, as regras de responsabilidade legal se tornam cada vez mais sofisticadas e exigentes.

No entanto, este novo padrão legal provoca um redimensionamento dos riscos das atividades profissionais empresariais – no comércio e indústria – num momento histórico de reajuste na relação capital-trabalho, com ênfase nos aspectos relativos às premissas da sustentabilidade: equidade social, valor cultural, preservação ambiental e crescimento econômico.

Objetivos do curso de Governança, Risco e Compliance

O curso de Práticas de Governança, Risco e Compliance apresenta noções básicas e técnicas simplificadas de benchmarking para organização de sistemas de gestão de operações, analises de cenários e conformidades técnicas normativas, com foco em resultados. Estabelece a relação entre as atividades humanas e riscos e as técnicas para sua gestão com atendimento aos princípios da atuação responsável. Simultaneamente, agregada uma síntese das matérias (a) Governança, Risco e Compliance (GRC), (b) Patriotismo e Produtividade e (c) Cidadania e qualidade de vida.

Sendo assim, durante as aulas serão apresentados os fundamentos técnicos da organização de um negócio, seu fortalecimento e proteção, bem como a indispensabilidade da compreensão de normas corporativas, técnicas profissionais e das leis.

Portanto, empresários, executivos, gestores e profissionais em cargos nos níveis estratégico e tático poderão aproveitar ao máximo os conceitos neste curso presencial no CECAP.

Cronograma e informações úteis

O curso tem data marcada para iniciar em 2 de abril, quinta-feira, às 19h. Serão 4 encontros de 4 horas de duração cada, às segundas e quintas-feiras, das 19h às 23h. As vagas são limitadas e as matrículas devem ser realizadas através deste link do site do CECAP.

O valor do curso é de R$ 625,00, podendo ser parcelado em até 6x sem juros no cartão de crédito via compra online. Para as primeiras matrículas há desconto de 10% e para assinantes do Jornal Cruzeiro do Sul, o desconto sobe para 20%.

https://youtu.be/2zvP3cy8NH4

Conteúdo Programático do curso de Governança, Risco e Compliance

Durante os quatro dias de curso (que totaliza 16 horas/aula), diversos conceitos e e metodologias serão abordados, como:

  • O humano, suas necessidades e a sustentabilidade
  •  Conceito de Risco e sua distinção de Perigo. Natureza Jurídica
  • Relação entre Riscos e Responsabilidades Legais
  • Governança e gerenciamento de Riscos
  • Metodologias de Análises e Gestão de Riscos Empresariais
  • SWOT – Strengths, Weakness, Opportunities and Threats
  • APP ou APR – Análise Preliminar de Perigo/Risco
  • FTA – Fault Tree Analysis
  • HAZOP – Hazard and Operability Studies
  • FMEA – Failure Mode and Effect Analysis
  • Como desenvolver um estudo de riscos e perigos
  • Metodologia básica de desenvolvimento de Planos e Procedimentos (PDCA5W2H).

CECAP oferece estrutura diferenciada

A estrutura do CECAP, local onde acontecerá o curso de Governança, Risco e Compliance, conta com ampla sala de aula convencional, dotada de estrutura de miniauditório, além de laboratórios equipados com computadores. Todas as salas são equipadas com projetores de última geração e sistema multimídia. Também há um espaço de convivência para entrosamento de alunos, professores e profissionais.

Concluindo, informações sobre os cursos podem ser obtidas no site soucecap.com.br ou pelo telefone (15) 2102-5293 - que também atende via WhatsApp, basta clicar no link do número.

O CECAP fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2800, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba, mesmo local onde situa-se o Jornal Cruzeiro do Sul. Há um ponto de ônibus em frente ao portão e amplo estacionamento em via pública. Clique aqui para gerar seu trajeto até o local (Google Maps).