Buscar no Cruzeiro

Buscar

#UseMáscaraJCS

20 de Maio de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]

#UseMáscaraJCS Ademir Pires Stange. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Os nossos leitores já sabem da importância do uso da máscara e também já estão nos enviando muitas fotos utilizando a proteção.

Hoje vamos dar algumas dicas de limpeza da máscara. Um cuidado específico com as máscaras feitas em casa é quando elas umedecerem. Assim que ficarem úmidas na parte frontal é preciso realizar a troca. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda a utilização por, no máximo, duas horas -- mas o tempo pode variar conforme o tecido.

A máscara, quando se torna úmida, não faz mais a barreira das gotículas para o ambiente. Elas precisam ser lavadas logo após o uso. A indicação é que se deixe de molho o item em uma solução de um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária, por 30 minutos. Após esse período de espera, pode-se lavar normalmente com água e sabão e, se possível, deixar secar ao sol.

Apesar de não serem descartáveis, as máscaras têm um uso limitado recomendado. Isso porque, a cada lavagem e secagem, as fibras do tecido vão se separando, deixando espaços cada vez maiores. Então, fique sempre de olho em como a sua máscara está.

A maior preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos especialistas é a falsa sensação de segurança que a máscara pode trazer. Sejam elas caseiras ou cirúrgicas, os itens são mais um método de prevenção e que não devem substituir a higienização das mãos e o isolamento social. Também é preciso evitar tocar o rosto com as mãos, mesmo que esteja usando a máscara.

O jornal Cruzeiro do Sul sabe da importância de proteger a sua saúde e a de todos que estão à sua volta. Por isso, estamos fazendo uma campanha para o uso da máscara. Faça uma foto com sua máscara e poste com a #usemascarajcs, e nos envie via e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (15) 9.9614-6935. As fotos enviadas serão publicadas aqui!

[gallery columns="1" size="medium" ids="252456,252457,252458,252463,252467,252466,252459"]

Galeria

Confira a galeria de fotos