Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uma imagem vale mais do que mil palavras

12 de Janeiro de 2019 às 14:44

Dia 8 de janeiro foi comemorado o Dia do Fotógrafo e da Fotografia. Acredita-se que a data é relembrada no Brasil por conta da chegada do daguerreótipo, vindo de Paris. Segundo um artigo publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, o aparelho de Louis Jacques Daguerre embarcou na madrugada de 25 de setembro de 1839, chegando em Santos em 8 de janeiro de 1840.

O fotógrafo, de acordo com o conceito da palavra, “é um profissional que elabora fotografias estáticas ou dinâmicas”. Eles atuam em áreas diversas como fotografia de filmes, fotojornalismo, fotografia de publicidade, fotografia de natureza, fotografia de moda, aerofotografia, fotografia subaquática, fotografia documental, fotografia de guerra e fotografia panorâmica.

Até aí, nenhuma novidade. Mas o lance que diferencia um fotógrafo de um reles “apertador de botão” é a sensibilidade, o olhar, o talento de capturar imagens. Os verdadeiros fotógrafos sacam os elementos necessários para obter uma boa foto. Por exemplo, eles percebem que tipo de luz, qual ângulo e tantos outros elementos para seus registros. É preciso muito estudo e conhecimento para se tornar grande nesta área.

Sabem aquela famosa frase “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois é, tem muita gente que faz fotos que não precisam de um grande texto ou legenda. É por meio das lentes destes profissionais que conseguimos ver o que acontece em nossa cidade, país e mundo.

[gallery size="medium" columns="4" ids="64279,64280,64281,64282,64283,64284,64285,64286"]

 

Galeria

Confira a galeria de fotos