Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: Seminário e Igreja de São Carlos Borromeu

23 de Janeiro de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

 

Pátio do seminário em 1977. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

O #TBT desta quinta-feira (23) vai contar um pouco da história do Seminário e igreja de São Carlos Borromeu.

A Mitra Diocesana adquiriu o local onde estão esses dois prédios históricos de Sorocaba por meio de doação, feita em 25 de novembro de 1929, por Francisco José Speers e sua mulher, Maria Rosália Oeterer Speers, de um terreno localizado no antigo Largo da Independência, que Speers adquiriu por compra, feita de Álvaro Pinto da Silveira e sua mulher Maria Rosa da Silva, no dia 19 de agosto de 1922. Era uma parte da “chácara Silva”.

Foto da primeira turma do seminário. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

Edifícios de características arquitetônicas neoclássicas, portanto um estilo eclético, os prédios possuem uma suntuosa fachada, imponente arquitetura que obedeceu aos padrões europeus, expressão vigorosa em seus arcos internos. Apresenta as superfícies lisas, como molduras nos vãos das janelas e portas. Os frontões nos muros principais apresentam detalhes em estilo rococó e representam murais em azulejos decorados.

Fachada da igreja de São Carlos Borromeu. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

As linhas arquitetônicas dos edifícios possuem proporções. A harmonia da composição é perfeita, dentro das formas de estrutura ou de ornamentação que integram o conjunto. Possuindo vários tipos de forros e pisos internos, o imóvel da década de 30 abrigou o Seminário Diocesano, com seus seminaristas, depois a Escola Coronel Fernando Prestes, ultimamente abrigou a Divisão Regional de Ensino e atualmente está sendo locada pela Universidade de Sorocaba, sendo utilizado como sede da Secretaria de Esportes e Fiscalização da Prefeitura de Sorocaba.

Corredor interno em 1983. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

 

Fachada da igreja na década de 1940. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

 

TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos