Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: Momunes, Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba

11 de Junho de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT: Momunes, Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba Apresentação do coral do Momunes nas celebrações dos 125 anos da abolição da escravatura, em 2013.

Não ao racismo. Não ao preconceito. Não à violência doméstica. Com essa proposta foi criado o Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes), em 1977. Desde o início, o grupo sempre esteve à frente de movimentos que vão ao encontro do que acreditam, promovendo ou participando de manifestações de repúdio ao preconceito e ao racismo, em posição de liderança sempre pela força e garra de suas mulheres -- fortalecido com a sua participação no Conselho Municipal da Mulher e na Sociedade Cultural 28 de Setembro.

Acompanhando a trajetória do Movimento de Mulheres Negras, destacamos aqui algumas de suas participações. Iniciamos com a passeata realizada em 1997, com o objetivo do fim do racismo e preconceito nas escolas. Em 2001, embora sua atuação esteja mais fortemente vinculada a manifestações que agregam cada vez maior número de pessoas, o Momunes teve importante participação no debate em apoio à III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial , Xenofobia e Formas Conexas e Intolerância, realizada na África do Sul. O resultado da discussão, com a proposta de abordar o racismo e todas as suas variantes, entre elas contra a mulheres e os judeus, foi apresentado na Conferência Nacional no Rio de Janeiro. Participaram com o Momunes a Sociedade Cultura 28 de Setembro e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Nesse mesmo ano, depois de uma denúncia de preconceito racial contra uma funcionária do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, o Momunes, o Núcleo Afro da Universidade de Sorocaba (Uniso) e a Sociedade Beneficente e Recreativa 28 de Setembro promoveram um manifesto em frente ao Hospital Regional, com cartazes e discursos contra o preconceito.

Em abril de 2011, em um ato conjunto com os Conselhos do Negro (CMN), da Mulher e do Idoso, o Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba protestou contra um comerciante, preso em flagrante, por injúria. A vítima foi uma cabeleireira que foi ofendida com expressões como “macaca”, “cala a boca negra imunda” (...) “pega o avião e volta para a África”. Esse foi o primeiro caso de racismo em Sorocaba que resultou em prisão -- entretanto não seguiu os preceitos do artigo 140 do Código Penal, apesar do ofensor ter sido preso em flagrante pelo ato cometido.

Falando em história, o Momunes, com integrantes do Clube 28 de Setembro, do Núcleo Afro-Brasileiro e do Conselho Municipal da Mulher, marcou época com suas manifestações na Estátua da Mãe Preta, na Praça Castro Alves, em frente à rodoviária, um evento prestigiado pela população e autoridades, num momento de comemoração pelo Dia da Abolição dos escravos. Isso para lembrar que o preconceito racial é crime e que todos somos iguais, independente da nossa cor.

Hoje, a entidade é gestora de três centros de educação infantil, de duas casas de acolhimento -- uma para mulheres em situação de vulnerabilidade e outra para crianças e adolescentes --, mantém seu coral, preserva as tradições afro-brasileiras e é uma ONG reconhecida como de utilidade pública, que conquistou o respeito e carinho dos sorocabanos, pela seriedade e comprometimento do trabalho que abraça.

TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

[gallery columns="1" size="medium" ids="260310,260311,260312,260313,260314,260315,260316,260317,260318,260319"]

Galeria

Confira a galeria de fotos