Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença: #TBT

14 de Fevereiro de 2019 às 09:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT A fachada do prédio em 1974. Crédito da foto: Arquivo JCS e Gabinete de Leitura Sorocabano

Em 1866, sob a liderança de Maylasky, Jeremias Wenderick e Francisco Berendt, em reunião realizada na residência do Sr. Wenderick, reuniram-se associados em número necessário e então era fundado o Gabinete de Leitura Sorocabano, para oferecer entretenimento e incentivar a sociabilidade. Maylasky se empenhou para que os fundadores, de origem alemã, se somassem aos brasileiros -- e como não havia distinção de nacionalidade e número de associados, foram propostos 12 brasileiros, que foram aprovados pelo sócios presentes. Em 13 de janeiro de 1867, a associação se tornava realidade.

[irp posts="74811" ]

 

Em 1875, com a inauguração, por Luiz Matheus Maylasky, da Estrada de Ferro Sorocabana, começou para Sorocaba uma nova era de progresso o Gabinete de Leitura Sorocabano sentiu-se influenciado por essa prosperidade. Em consequência, palestras eram realizadas e o seu quadro de associados aumentou surpreendentemente. Em 1883 foi adquirido o prédio na esquina da praça Coronel Fernando Prestes com rua São Bento. O Gabinete criou ali um espaço no qual floresceram, nos anos seguintes, diferentes grupos, clubes e associações voltados para o debate de atualidades culturais e científicas, abrindo o pensamento local.

Em 1959 foi inaugurada sua nova sede, o Edifício Luiz Matheus Maylasky, majestoso prédio com mobiliário adequado às suas finalidades. No seu interior chamava a atenção o luxuoso salão de conferência, além de amplas e confortáveis salas para leitura.

Hoje, o precioso acervo do Gabinete de Leitura Sorocabano conta com mais de 50 mil volumes diversos, sendo que os mais antigos datam do século 18, edições alemães, francesas e portuguesas de 1789, 1797 e 1798. Há uma Bíblia escrita em grego, datada 1865 e doada pelo professor Júlio Ribeiro em 1872; uma coleção completa da revista Manchete, do Jornal o Pasquim, diversos exemplares antigos de jornais, como Jornal Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Agora, Ypanema, O Araçoiaba, O Defensor, Folha Popular, Jornal de Segunda-Feira, Jornal Diário de Sorocaba, e do Cruzeiro do Sul, cujo primeiro exemplar, de 12 de junho de 1903, está arquivado no local.

[gallery columns="1" size="medium" ids="75524,75525,75526,75527,75528"]

Galeria

Confira a galeria de fotos