Ele nos deixou na semana passada, aos 88 anos, mas já provoca muita saudade nos amigos, funcionários, clientes e principalmente na família. Natural de Tietê, José Rubens Bismara nasceu em 7 de maio de 1930, mas logo criança veio junto com seu pai, Orlando Bismara, fixar residência em Sorocaba. Ajudou seu pai a fundar a rádio Cacique AM, em 1951 — o embrião da rádio surgiu na rua Albertina do Nascimento, em Votorantim, até então um bairro de Sorocaba.
Como expressões indígenas eram recorrentes entre os radialistas da época, inclusive no nome de outras rádios com nomes como Tupi e Tamoios, Cacique foi uma escolha natural para batizar o empreendimento. José Rubens era um jovem de pouco mais de 20 anos e cheio de sonhos.
Na emissora, apresentou programas de grande audiência por mais de seis décadas, como “Hora do titio”, “Jornal da cidade” e ‘‘Instante de fé”, que comandou até poucos dias antes de falecer. Uma das suas músicas prediletas é um hino de louvor, “Grandioso és Tu”, sempre executado na programação de seu programa.
Desde 1951, José Rubens Bismara e a Rádio Cacique cumpriram uma extensa lista de serviços para a comunicação e o desenvolvimento da região de Sorocaba. Bismara entrevistou milhares de personalidades e pessoas comuns, narrou os fatos do dia a dia e aqueles que impactaram e marcaram a sociedade. Seu nome assim vai estar sempre marcado na história das comunicações em nossa cidade.