Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença: Dia do Batom

29 de Julho de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

Presença: Dia do Batom Andressa Camargo. Crédito da foto: Divulgação

Hoje é celebrado no mundo todo o Dia do Batom. O batom é um cosmético usado para dar cor aos lábios. Com ou sem brilho, realça a boca e é disponível em várias cores e marcas, adequando-se a diversos gostos. O nome vem do francês ‘bâton‘, literalmente “bastão”. As mulheres da Antiga Mesopotâmia foram possivelmente as primeiras a inventarem e usarem batom. Elas pulverizavam minérios para decorar os lábios. Já mulheres da antiga Civilização do Valo do Indo, usavam batom nos lábios para decoração. No Egito Antigo eram usados pigmentos vermelhos extraídos de algas. Na Europa Medieval, o batom foi proibido pela igreja e foi pensado ser usado como uma “encarnação do mal”. Colorir os lábios começou a ganhar alguma popularidade na Inglaterra do século 16. Naquela época, o batom era feito a partir de uma mistura de cera de abelha e extratos vermelhos de plantas. Só as mulheres da classe alta podiam usar o cosmético.

Mas foi mesmo através das divas de Hollywood que ele ganhou popularidade e o status de símbolo da revolução feminista Se você abrir a bolsa de uma mulher pelo menos um batom você pode encontrar. Tem mulheres que não curtem se maquiar, mas não dispensam um batonzinho. Sem dúvida, o batom é o início para se apaixonar por maquiagens.

Atualmente, o mercado oferece diversas cores, formatos e novidades. Tem gloss, cremoso, acetinado, cintilante, não importa a marca nem o preço, a verdade é que toda mulher adora usar batom. 80% das mulheres usam esse item indispensável. E como duvidar do poder de sedução do batom vermelho?

Nossa coluna de hoje estampa leitoras que amam usar um batom. E você, que tipo de batom usa? Mate, com brilho, com muita cor? Independente de sua preferência, convidamos você para, hoje, às 16 horas, bater um papo ao vivo com Andressa Camargo que é Digital Influencer especialista em maquiagem através do nosso Instagram.

[gallery columns="1" size="medium" ids="275291,275292,275293,275294,275295"]

Galeria

Confira a galeria de fotos