Presença

Medalha Ana Terra faz homenagem a mulheres de destaque de Sorocaba

Nome da condecoração tem relação com Ana Terra, personagem fictícia criada pelo escritor gaúcho Érico Veríssimo
Presença: Medalha Ana Terra
Regina Lauand. Crédito da foto: Divulgação / Teófilo Negrão

Em homenagem às mulheres de destaque em Sorocaba, o Núcleo Feminino de Apoio ao Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) outorgou a Medalha ao Mérito Ana Terra para 11 homenageadas.

O nome da condecoração tem relação com Ana Terra, personagem fictícia criada pelo escritor gaúcho Érico Veríssimo, autor do clássico “O tempo e o vento”. No romance, Ana Terra é uma sorocabana que foi para o sul do País, no século 18, e lá vive uma tragédia relacionada com costumes e família. A história foi levada ao cinema com a atriz Cléo Pires interpretando Ana Terra.

A condecoração é oficializada pelo governo do Estado de São Paulo. A solenidade aconteceu na sede do IHGGS, localizada na Casa Aluísio de Almeida, e contou com a participação da cantora Teresa Baddini. Foram homenageadas Maria Lúcia Amary, Janaína Paschoal, Ângela Aparecida Alves, Glenda Jacção Alves, Regina Célia Jorge Lauand, Maysa Miceli Santini de Souza, Solange Rodrigues Lima Maciel Soriano, Zaira Dias Ribeiro Chaves, Hélia Neves Fernandes, Maria do Carmo Silva de Oliveira e Lilia Antunes de Lemos Grosso.

Comentários