Presença

Flashback: Concerto a quatro mãos

O antigo e imponente prédio que foi construído em 1844 está, momentaneamente, sem apresentações por conta da pandemia
Flashback: Concerto a quatro mãos
O pianista Fábio Luz se apresentou ao lado da mestre em Música, Lúcia Helena Bismara. Crédito da foto: Divulgação / Teófilo Negrão

Os vizinhos do número 73 da rua Brigadeiro Tobias, no Centro, já não ouvem os sons dos instrumentos durante os ensaios dos alunos de música da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, a nossa querida Fundec.

O antigo e imponente prédio que foi construído em 1844 para abrigar o Teatro São Rafael. Também já abrigou a Prefeitura e depois a Câmara Municipal. Desde o início dos anos 2000, quando foi inaugurada a Fundec, é um dos mais importantes pólos culturais da cidade.

Ali são realizadas exposições lançamento de livros, saraus e, é claro, apresentações musicais. A agenda lotada da Sala Fundec, casa da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, que tanto nos orgulha, sempre traz espetáculos de qualidade. Está, infelizmente, parada momentaneamente, sem receber nenhuma apresentação, desde que foram decretadas as medidas de isolamento social devido à Covid-19.

Leia mais  #TBT: Fotos de 1954 mostram Sorocaba com 93.928 habitantes

A coluna deste sábado (4) relembra o dia 25 de outubro de 2019, quando a Fundec recebia um dos maiores pianistas, segundo a crítica internacional, o sorocabano radicado na Europa, Fábio Luz.

A noite contou com a participação da mestre em Música Lúcia Helena Bismara. Juntos, realizaram um concerto a quatro mãos, que teve no programa uma homenagem ao sorocabano Nilson Lombardi com a execução de “Ciclo miniatura”, além obras de Brahms, Valsas op. 39, Tchaikovsky, com a suite “Quebra-nozes”, Mendelssohn e o Scherzo, de “Sonho de uma noite de verão”, e Ravel, com “Ma mère l’oye”.

Relembrando esse momento, vamos juntos ter fé que, em breve, todos nós poderemos ir até a nossa querida Fundec nos alimentar de cultura e boa música.

Este evento aconteceu em 25 de outubro de 2019

Comentários