Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festa de São Benedito lota salão da paróquia Bom Jesus dos Aflitos

26 de Janeiro de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]

Os freis Benedito e Florival. Crédito da foto: Manuel Garcia

O tradicional jantar dançante em homenagem ao padroeiro dos cozinheiros, realizado pela Irmandade São Benedito, aconteceu no último sábado e lotou o salão de festas da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, na Vila Hortência. O evento fez parte da programação da 68ª Festa de São Benedito.

Com muita fartura e animação, como manda a tradição, o evento abre as festividades do Conselho Nacional das Irmandades de São Benedito (Conisb), que acontecem ao longo do ano inteiro. A renda arrecadada foi destinada à Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, que reverte em obras sociais e manutenção da igreja.

São Benedito, um dos santos mais queridos e cuja devoção é muito popular no Brasil, foi cultuado inicialmente pelos escravos negros, por causa da cor de sua pele e de sua origem -- era africano e negro -- e passou a ser amado por toda a população como exemplo da humildade e da pobreza.

Benedito Manasseri nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, em Messina, na ilha da Sicília, Itália. Era filho de africanos escravos vendidos na ilha. Cresceu pastoreando rebanhos nas montanhas da ilha e, desde pequeno, demonstrava apego a Deus e à religião. Aos vinte e um anos de idade ingressou entre os eremitas da Irmandade de São Francisco de Assis, onde exercia a função de simples cozinheiro. Foi ganhando fama de santidade pelos milagres que se sucediam por intercessão de suas orações.

Eram muitos príncipes, nobres, sacerdotes, teólogos e leigos, enfim, ricos e pobres que se dirigiam a ele em busca de conselhos e de orientação espiritual segura. Foi canonizado em 1807, pelo papa Pio VII. Seu culto se espalhou pelos quatro cantos do planeta. Em 1652 já era o santo padroeiro de Palermo. Mais tarde foi aclamado santo padroeiro de toda a população afro-americana, mas especialmente dos cozinheiros e profissionais da nutrição.

Tereco Thimóteo. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

 

Cláudia Souza de Assis e Vilma de Oliveira. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

Mércia e Pedro Vieira. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

Rita de Cássia Pereira, Iidia Fátima Prestes e Vanessa Prestes. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

Sandro Nunes, Rosana dos Santos, Romeu Soares e Silvana Cisterna. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

Elaine e Cláudio Vila Nova. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

Terezinha Penha Fogaça e Claudinei Fogaça. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

Cláudio Júnior e Santa Stievano. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

Marco Gomes e Rosemari Vieira dos Santos. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

 

Elizabeth Filomena do Amaral e Aparecida Marlene. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

 

Joselaine e Joselito Batista. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

Maria do Carmo Silva de Oliveira e Arlindo de Oliveira Neto. Crédito da foto: Manuel Garcia

 

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos