Buscar no Cruzeiro

Buscar

Entrevista: Vanessa Tomé, uma influenciadora de informações

14 de Junho de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

Entrevista: Vanessa Tomé, uma influenciadora de informações A digital influencer Vanessa Tomé. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

“Informação nunca é demais, por isso não deve ser guardada e sim dissipada”. Foi baseada nessa frase que Vanessa Tomé iniciou seu trabalho de disseminar informações e gerar oportunidades para as pessoas por meio das redes sociais. Nê, como é conhecida, é uma Digital Influencer, nome dado para uma pessoa que é um formadora de opinião, capaz de influenciar multidões de seguidores em mídias sociais como YouTube, Facebook, Instagram e Twitter. Em sua página “Boneca de luxo” ela compartilha dicas de maquiagem, cabelo, gastronomia e moda para um universo de mais de 80 mil seguidores.

Presença - Onde você nasceu? Como foi sua infância?

Vanessa Tomé - Nasci e fui criada em São Paulo, capital onde morei até meus 14 anos. Tive uma infância incrível, aliás inesquecível! Fiz tudo o que uma criança caçula normal poderia fazer. Brinquei, viajei, acampei e conheci lugar incríveis com a minha família.

P. - Quando veio para Sorocaba?

V.T. - Cheguei em Sorocaba em abril de 1992, pois meus pais procuravam uma cidade mais tranquila para de viver e que não ficasse muito distante da capital, pois meu pai ainda trabalhava lá. Confesso que essa mudança de vida e de rotina foi bem complicada no primeiro ano, pois adolescente que era deixei uma vida para trás. Amava onde morava, amigos, colégio e todas as facilidades que encontramos em São Paulo. Mas após entender, sem muitos melodramas, que a vida é feita por ciclos, e que precisamos sempre fechar um para abrir outro, a vida brilhou novamente. Nesta cidade eu firmei raízes, me casei e estou feliz.

P. - Você sempre foi muito comunicativa? Sempre quis trabalhar com comunicação?

V.T. - Sim quando criança era uma matraca, não parava de falar nem um segundo. Durante toda minha vida meus pais me incentivaram a estudar muito. Eu me formei em inglês, marketing, pedagogia, administração e fiz pós em mídia digital e social. Trabalho com comunicação e marketing há 25 anos. Fui professora de inglês no Senac Sorocaba, trabalhei na Santa Casa, fui diretora de arte de uma agência de publicidade e propaganda e assim fui crescendo e amadurecendo na área, até chegar ao marketing digital.

P. - Como surgiu a ideia de criar o seu blog “Boneca de luxo”?

V.T. - O “Boneca de luxo” surgiu em 2016, em uma conversa com minha mãe e minha irmã, onde ambas disseram que eu tinha que abrir um canal de comunicação e passar meus conhecimentos para as pessoas em geral. Elas sempre me chamaram de “sabe tudo”, diziam que eu arrumava solução para todos os problemas. Tive a ideia de fazer um blog e nesse momento pensamos como seria chamado. Como tenho uma cachorra da raça shitzu -- que não sabe que é cachorro, porque ela parece gente -- achamos que o canal deveria chamar “Boneca de luxo”. Nele eu compartilho dicas para o universo feminino com roupas, maquiagem, decoração e gastronomia. Também dou dicas de organização e etiqueta sem frescura para varias ocasiões.

P. - No começo você imaginava o sucesso gigante que você tem hoje, com mais de 80 mil seguidores?

V.T. - Nunca imaginei chegar até onde estou no momento. No começo achava que quem iria curtir minhas coisas ia ser minha família e amigas. De repente vi meu número de seguidores crescer e as pessoas passarem a me agradecer pelas dicas e também mandarem perguntas e pedirem dicas. Nesses quatro anos trabalhando com mídia digital eu já fiz dois anos de programa de rádio, fui âncora em um programa de TV feminino em uma emissora local e vejo dia a dia a importância que tem minha dedicação com o meu público. Procuro levar ideias e coisas positivas para eles.

P. - As redes sociais têm sido fundamentais, principalmente nos últimos meses. Qual a importância do marketing digital?

V.T. - As redes sociais estão podendo mostrar ainda mais a sua força na atual situação. Se elas já eram fortes há três meses atrás, hoje elas provam todas as facilidades de pesquisas, compras e relacionamentos viabilizadas por elas. As empresas que já estavam habituadas com o Facebook e o Instagram e as lojas virtuais conseguiram lidar de forma melhor com suas lojas fechadas. As que não tinham essas ferramentas correram para elaborá-las. Cada vez mais as empresas entendem a importância do marketing digital para os resultados dos seus negócios. Ele atrai oportunidades, gera relacionamentos e fortalece a marca. Fazer marketing digital é promover a sua marca e o seu produto através de mídias digitais, aliado a mídia tradicional, como o jornal Cruzeiro do Sul, que é uma mídia impressa, porém tem grande presença digital e principalmente credibilidade. É fazer sua marcar atingir uma quantidade muito grande de pessoas, dar credibilidade e principalmente atrair clientes potenciais e consumidores.

P. - Como a pandemia da Covid-19 está sendo para você? Como está sendo este período de isolamento?

V.T. - Acredito que esse momento de pandemia em que vivemos não esteja sendo fácil para ninguém, mas para mim em particular ele não tem sido fácil, pois tenho meu marido na linha de frente (Vanessa é casada há 16 anos com o médico Márcio Guimarães Santos). Tenho muito amor e zelo pela minha família e nesse momento passa um filme na minha cabeça. Mas paro, rezo, respiro e sigo tomando todos os cuidados necessários para ter qualidade de vida e excelência para desempenhar meu trabalho.

P. - Como fica a vaidade feminina em tempos de isolamento social?

V.T. - A vaidade feminina é importante em qualquer situação que estejamos vivendo. É importante mantermos nossos cuidados e rotina de beleza diários sim, somos o que refletimos no espelho. Agora mais do que nunca precisamos nos manter bem vestidas, cheirosas e maquiadas para o home office, afinal nos arrumamos por nós, para o nosso bem estar e para nossa autoestima.

P. - O que você espera para o pós-Covid-19?

V.T. - No pós-Covid teremos uma vida nova e diferente. Nada será igual antes da pandemia. Agora é o momento de nos reinventarmos como profissionais, evoluirmos como ser humano, pois essa viagem de evolução é agora. Não poderemos esperar o próximo trem passar, porque há grandes chances que ele não faça mais nenhuma viagem.

P. - Um ensinamento que você vai levar destes dias difíceis que está vivendo?

V.T. - O maior e mais sábio ensinamentos da Covid pra mim foi “humanos, prestem atenção, se não nos cuidarmos morreremos todos iguais, sem roupas, enrolados em lençóis que foram de uso pessoal, enfiados em sacos plásticos sem direito a despedidas, independente da sua condição financeira”. Para a Covid não existem milhões, bilhões, jóias ou propriedades. O que resta ali é o que cada um viveu até aquele momento. Por isso, sejamos humildes, sejamos melhores conosco e para com os outros. Amem mais, respeitem muito mais, sejam solidários, porque, meu amigo, estamos todos, mundialmente falando, passando pela mesma tempestade e como eu sempre digo: daqui só se leva o amor.

[gallery columns="1" size="medium" ids="261096,261097,261098"]

Galeria

Confira a galeria de fotos