Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

30 de Janeiro de 2019 às 14:13
Manuel Garcia [email protected]

Aproximadamente mil pessoas compareceram ao ato na CIP. Foto: Manuel Garcia

A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP) promoveram no domingo, 27 de janeiro, na Sinagoga Etz Chaim da CIP, em São Paulo, um ato solene em memória às vítimas do holocausto. Em 2005, a Assembleia Geral da ONU, com apoio do Brasil, instituiu o Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, marcado pela data da libertação do campo de extermínio de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. Além de sobreviventes do holocausto, o evento contou com a presença de autoridades políticas, religiosas e comunitárias, como o governador de São Paulo, João Doria, e do historiador Leandro Karnal, que proferiu uma palestra falando sobre o tema.

No hall da entidade os convidados foram recepcionados com a exposição “Sonho de um novo lar -- raízes alemãs do sionismo”, parceria entre o Auswärtiges Amt e o Leo Baeck-Institut, em Nova York, e que foi trazida pelo consulado geral da Alemanha em São Paulo. A mostra trouxe livros, jornais, correspondências e fotografias e trata do sonho de um refúgio após a perseguição aos judeus, ideia que culminou com a criação do Estado de Israel, após a Segunda Guerra Mundial.

Data

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas do extermínio nazista. A resolução enfatiza o dever dos estados-membros da ONU de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condenar todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

George Levid, sobrevivente do Holocausto. Foto: Manuel Garcia

 

General Luiz Eduardo Ramos, comandante-geral do Sudeste. Foto: Manuel Garcia

 

Cônsul-geral Israel Dori. Foto: Manuel Garcia

 

George Legman, sobrevivente do Holocausto. Foto: Manuel Garcia

 

Cheikh Hussam Al-bustani. Foto: Manuel Garcia

 

Governador João Doria. Foto: Manuel Garcia

 

Rabino Michel Schiesinger. Foto: Manuel Garcia

 

André Gomes, secretário de Educação de Sorocaba e Vanderley Martinez, presidente do Centro Cultural Brasil-Israel. Foto: Manuel Garcia

 

Abrahão Fligelman, sobrevivente do Holocausto. Foto: Manuel Garcia

 

Leandro Karnal. Foto: Manuel Garcia

 

Monja Cohen. Foto: Manuel Garcia

Galeria

Confira a galeria de fotos