Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dança

07 de Julho de 2018 às 17:42

Quatro dias, 208 coreografias, 60 grupos inscritos e um público de aproximadamente 10 mil pessoas. A 3ª edição do Festival de Dança de Sorocaba -- DançAção, que aconteceu de 28 de junho a 1º de julho, transformou a cidade em um grande palco e proporcionou espetáculos gratuitos com grandes companhias de dança do cenário nacional. O Festival também sediou mostras competitivas, avaliativas e apresentações de grupos de diversas cidades do estado de São Paulo. No total, academias de sete cidades foram premiadas com o primeiro lugar.

A cada noite, uma companhia de grande destaque no cenário da dança se apresentou: Cia. Paulista de Dança Adriana Assaf; Companhia Pavilhão D; a dupla Sheila e Marcelo, vencedora do quadro "Dança dos famosos", do programa do Faustão; Munira Magharib, destaque da dança do ventre; e Companhia de Dança Millenium.

A presidente da Associação Sorocabana Pró-Dança (ASPD), Yara Ramos, destacou o aumento de 30% de participação de grupos inscritos, em comparação a 2017. "Além disso, tivemos um público bastante significativo não só no Teatro Municipal, como também no palco aberto montado no Shopping Cidade", comentou.

Academias de dança das cidades de Sorocaba, Votorantim, Santos, Porto Feliz, Sumaré, Jundiaí e Indaiatuba tiveram coreografias que conquistaram o primeiro lugar. Sorocaba e Votorantim, juntas, somaram 19 primeiros lugares. A maior nota do Festival foi dada ao Grupo Juvenil da Escola de Bailado Municipal de Santos, com a coreografia "Mary Poppins". A academia foi convidada para fazer a abertura de uma das noites do festival Dançação 2019. O resultado completo das mostras competitivas pode ser acessado no site www.festivaldancacao.com.br.

Contemplado com as leis de incentivo à cultura, Rouanet e ProAc, o DançAção é promovido pela ASPD com o apoio da Secretaria da Cultura e do Turismo de Sorocaba e do Shopping Cidade Sorocaba, além do patrocínio da Unimed Sorocaba e da Secretaria do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp e Imprensa Oficial.