Buscar no Cruzeiro

Buscar

11 de agosto também se comemora o Dia do Garçom

12 de Agosto de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]

11 de agosto também se comemora o Dia do Garçom Natanael Antunes e Edilson Silva (Paraná). Crédito da foto: Divulgação

Primeiramente, o conceito da palavra garçom vem do francês garçon, que significa rapaz ou garoto.  Contudo, na língua portuguesa, o termo significa “funcionário de estabelecimento de restaurante ou de hotelaria que serve os clientes nas mesas ou no balcão”. Assim, os brasileiros começaram a associar a palavra como profissão quando viam os franceses chamando de garçon os jovens atendentes de bares e restaurantes.

No Brasil, o Dia do Garçom é comemorado em 11 de agosto. Por isso, a data celebra um dos profissionais de grande importância para qualquer estabelecimento gastronômico. Embora a arte de servir seja muito antiga, o trabalho do garçom só passou a ser valorizado a partir da urbanização e a formação dos bares e restaurantes.

Nas tabernas, por exemplo, que eram comércios ou casas de famílias que atendiam os forasteiros e os pousos de passagem, as meretrizes e taberneiros já serviam porções de alimentos e bebidas e já utilizavam o serviço de atendentes.

O ato de atender e vender é apenas a atividade básica de um garçom. No entanto, entre as outras funções que podem ser desenvolvidas pelo profissional, se destacam: higienizar e organizar seu setor de trabalho, preparar bebidas, gerar hospitalidade no processo de atendimento ao cliente, ser comunicativo e estar de prontidão para o ato de servir.

Mas, com a pandemia do novo coronavírus, muitos profissionais do setor acabaram perdendo o emprego, porém, aos poucos esses profissionais estão voltando aos seus postos de trabalho, sempre prontos para nos servir e atender com um sorriso no olhar.

[gallery columns="1" size="medium" ids="280103,280104,280105"]

Galeria

Confira a galeria de fotos