Violência doméstica
Polícia registra dois casos de agressão a mulheres na mesma noite
Um caso ocorreu no Jardim Simus, onde o homem feriu a companheira com uma faca, e outro foi no João Romão
Matéria atualizada às 21h47 desta quinta-feira (3)
Às vésperas de mais uma edição do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Polícia Civil de Sorocaba registrou dois casos de violência doméstica, que resultaram em ferimentos às mulheres e na prisão dos acusados. Os dois crimes aconteceram na noite de quarta-feira (2).
Em um deles, um homem, de 23 anos, foi preso suspeito de agredir a companheira, de 26 anos, com uma faca. O caso ocorreu no Jardim Simus, na zona oeste da cidade. A vítima sofreu um ferimento leve e passa bem. Em outro caso, ocorrido no bairro João Romão, um homem foi preso sob a acusação de agredir a ex-esposa que tinha medida judicial protetiva contra o agressor.
De acordo com a Polícia Militar, o episódio de violência doméstica no Jardim Simus ocorreu no apartamento do casal. No local, os policias encontraram a mulher trancada em um quarto. Ela tinha ferimento na mão direita. O suspeito também estava na casa. Os PMs retiraram o rapaz do imóvel e o revistaram. Com ele, foram apreendidos quatro gramas de maconha e, conforme consta em boletim de ocorrência, o homem disse que o entorpecente eram para uso pessoal.
Ainda de acordo com a polícia, a vítima informou que mantém relacionamento com o agressor havia um ano e meio, mas está em processo de separação há cerca de um mês e meio. Contou que essa teria sido a primeira vez em que o companheiro a agrediu e que seria por ciúmes.
Conforme o registro policial, ela relatou que saiu com o filho na quarta-feira (3). O suspeito não teria acreditado e passou a enviar diversas mensagens pelo celular, acusando a mulher de traição. Ao voltar para a casa, disse que o companheiro a ameaçou. Houve discussão e durante a briga o rapaz apanhou uma faca e partiu para cima dela. Rapidamente, ela conseguiu escapar e trancou-se em um dos quartos com o filho. Nesse momento, o agressor teria desferido várias facadas na porta.
Quando o barulho parou, a mulher decidiu sair do cômodo, mas foi surpreendida na porta pelo agressor. Para defender-se, segurou a faca com a mão direita e acabou se cortando. Depois, voltou para o quarto e chamou a polícia.
A PM levou o agressor para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde ele foi autuado em flagrante por violência doméstica, ameaça, lesão corporal e porte de drogas. Já a vítima foi encaminhada, primeiramente, ao Pronto Atendimento da zona norte, para receber atendimento médico. Posteriormente, também compareceu à DDM, para registrar a ocorrência. Na delegacia, voltou a sentir dores nas mãos. Por isso, foi ouvida e liberada, pois precisou retornar ao PA.
Após a elaboração do BO, o suspeito foi transferido para o Plantão Norte e, lá, ficou preso. O homem passaria por audiência de custódia nesta quinta-feira (3). Se mantida a prisão, irá para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba. Ele não tem antecedentes criminais.
No bairro João Romão
No outro caso, ocorrido no bairro João Romão, na noite de quarta-feira (2), a Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu um homem, também de 23 anos, acusado de agredir a ex-esposa, de 32. A vítima mulher tem medida judicial protetiva contra ele. A mulher relatou aos guardas que ele tem histórico de atitudes violentas, bem como dependência de álcool e drogas.
Segundo a Prefeitura, a mulher acionou a guarda civil por meio do dispositivo de comunicação chamado Protege Mulher, que substituiu o conhecido Botão do Pânico. Quando a equipe chegou à casa dela, o suspeito já havia ido embora. Porém, após buscas, os guardas encontraram o homem em um bar próximo à residência da vítima.
Levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), foi autuado em flagrante por descumprimento de ordem judicial e violência doméstica. Depois, encaminhado para a carceragem da DDM, permanecendo à disposição da Justiça. Ele já tinha passagens policiais por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos