Um torneio campeão

Por

Repetindo uma tradição de 60 anos, a bola começou a rolar na noite de ontem no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, dando início às disputas oficiais, em suas diversas categorias, do Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão. Além do Ginásio de Esportes que abriga a competição há seis décadas, as partidas no primeiro dia de disputa ocorreram também em outros dois ginásios reunindo 268 equipes que disputam nas categorias Principal, Veterano, Superveterano, Máster e Feminino. Na última sexta-feira houve uma abertura festiva desse campeonato com partidas empolgantes e homenagens a personagens que contribuíram para que o Cruzeirão se tornasse um dos maiores torneios de futsal do mundo. A atração principal da noite, que teve como palco o Ginásio de Esportes, foi o jogo entre a equipe do Magnus e da Seleção Paulista de Futsal.

A ideia de criação do torneio remonta ao final dos anos 1950 quando a Diretoria Municipal de Esportes de Sorocaba, o equivalente ao que se chama hoje de Secretaria de Esportes, decidiu criar competições esportivas homenageando jornais que circulavam em Sorocaba na época. Dessa forma foi criada uma competição de trios de basquete em homenagem à Folha Popular -- jornal que deixou de circular há mais de 40 anos. A competição não prosperou. Foi criada uma prova ciclística que levava o nome do Diário de Sorocaba, que durou alguns anos, e o torneio de “futebol de salão”, como era conhecido o esporte na época, com o nome do jornal Cruzeiro do Sul. Sorocaba, em 1960, já tinha forte tradição esportiva, se destacava em várias modalidades, entre elas o futsal, esporte que foi divulgado inicialmente na cidade pela ACM.

Para isso contribuíam as várias quadras destinadas à prática desse esporte espalhadas pela cidade. Além do Ginásio de Esportes, o templo dos esportes de Sorocaba construído em 1950 quando a cidade foi sede dos Jogos Abertos do Interior, existiam várias quadras na cidade, de onde surgiram os times que passaram a disputar o torneio. Havia a quadra da Associação Cristã de Moços (ACM), localizada na rua da Penha; a quadra do Santa Rita, na Vila Santana; do Clube Atlético Scarpa, na avenida Dr. Afonso Vergueiro, e a quadra do Sesi, localizada na rua Dr. Álvaro Soares e ainda outra quadra construída perto da Faculdade de Medicina.

As próprias características do esporte facilitaram sua prática e divulgação entre os jovens da época: são necessários poucos atletas para compor um time; o fato de ser disputado em local que pode ser fechado, coberto e iluminado artificialmente, permite a prática durante o período noturno e não é afetado pelas condições do clima. Perfeito para atrair jovens trabalhadores e estudantes apaixonados pela modalidade esportiva. Vale notar o grande número de equipes, muitas delas campeãs em várias modalidades, formadas por funcionários de empresas. Trabalhadores que conseguiam formar seus times e treinar nas horas vagas para disputar o campeonato com partidas disputadas geralmente no período noturno.

Há várias maneiras de explicar o sucesso do Cruzeirão que sempre atraiu equipes de primeira linha de todo o Brasil e chegou a ter entre seus participantes equipes de outros países da América do Sul. O torneio foi criado quando a modalidade esportiva crescia em todo o Brasil. Coincidiu com o crescimento da rede de ensino pública em que toda escola municipal ou estadual tinha uma quadra esportiva para aulas de educação física e alguns esportes, entre eles o futsal. Mas houve um fator fundamental para o sucesso: o apoio incondicional, inclusive oferecendo os troféus, e a divulgação fornecida pelo jornal Cruzeiro do Sul durante todos estes anos. Todas as diretorias da Fundação Ubaldino do Amaral -- FUA que se sucederam desde sua instituição, souberam valorizar a competição e dar todo seu apoio para a realização. Durante alguns torneios chegou a imprimir edições especiais com destaque para os vencedores enquanto os atletas e torcedores ainda comemoravam os resultados no Ginásio de Esportes. As edições especiais de outrora foram substituídas pela cobertura diária do jornal Cruzeiro do Sul e transmissões semanais on-line pelo site do jornal e Facebook. A transmissão on-line da abertura da competição pela rede social teve audiência superior a 17 mil pessoas, e a tendência é que essa audiência aumente durante o campeonato. Apoio e divulgação que podem garantir o sucesso do torneio ainda por várias décadas.