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Semáforos inteligentes

22 de Setembro de 2020 às 00:01

Começaram a funcionar nesta segunda-feira (21) os radares semafóricos em 12 cruzamentos de vias movimentadas de Sorocaba.

De acordo com a Urbes -- Trânsito e Transportes, responsável pelo trânsito e transporte público da cidade, trata-se, na maioria dos casos da reativação de radares já existentes nos cruzamentos e que funcionaram entre 2012 e 2018.

Também foram instalados novos radares em alguns novos cruzamentos da cidade considerados prioritários pelos técnicos da empresa pública.

Para isso a Urbes fechou um contrato com valor total de R$ 2,7 milhões, com duração de 24 meses que além dos semáforos inteligentes contempla também cerca de 160 radares de velocidade existentes nas vias da cidade.

O objetivo principal dos semáforos com radar é coibir a ultrapassagem em sinal vermelho, uma infração perigosa que tem aumentado em Sorocaba, principalmente entre motociclistas que, em muitos casos, simplesmente ignoram a existência do semáforo, dispositivo criado para dar mais segurança ao fluxo de veículos.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho ou local de parada obrigatória é infração gravíssima.

O infrator está sujeito a perder sete pontos na carteira de habilitação e ainda receber uma multa de R$ 293,47.

Estarão também sujeitos à multa os motoristas que pararem seus veículos sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal. É uma infração média que resulta na perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16.

Conversões proibidas também captadas pelo dispositivo, podem resultar em cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23, pois é uma infração considerada grave.

Os motoristas sempre ficam com um pé atrás quando ocorrem alterações para aperfeiçoar o sistema de autuações por equipamentos, pois há sempre o fantasma da indústria de multas a assombrar os contribuintes.

Com relação a isso, a Urbes destaca que a empresa contratada não será remunerada com porcentual das multas aplicadas, como ocorre em alguns municípios do País.

Os radares voltaram a multar quem avança o sinal vermelho, mas a Urbes lembra que o sistema só estará em funcionamento entre as 6h e 22h.

Se de um lado essa limitação de horário atende aqueles que têm medo de parar nos semáforos de madrugada, principalmente em pontos escuros como os da Dom Aguirre, por outro lado deixa uma brecha na segurança, pois é geralmente nessa faixa de horário que ocorrem certos abusos de velocidade e acidentes graves.

A empresa pública informa ainda que passar no sinal amarelo não configura infração de trânsito e que os radares dos semáforos contam com um tempo de retardo de dois segundos de tolerância para que os veículos passem após o sinal amarelo.

Há ainda uma tolerância de três segundos que é aplicada aos condutores que param nas faixas de pedestres.

Mesmo com esse dispositivo, a Urbes recomenda que os motoristas não acelerem seus veículos com o objetivo de “aproveitar o amarelo”, pois o sistema tem como aferir se a passagem foi no vermelho ou na mudança do sinal luminoso.

Houve ainda um aprimoramento técnico nos semáforos da cidade o que permitiu a implantação do sistema de “onda verde” em algumas vias da cidade, ajudando inclusive o fluxo dos ônibus do BRT.

Oito vias da cidade já têm o sistema, o que só foi possível com a utilização de equipamentos inteligentes e interligados por fibra ótica e operados pelo Centro de Controle Operacional da empresa.

Esse sistema é cobrado do poder público municipal há muito tempo pelos usuários, inclusive aqui neste espaço.

A Urbes garante que ele está funcionando nas avenidas São Paulo, Antônio Carlos Comitre, Washington Luiz, Itavuvu, Ipanema, General Carneiro, Dom Aguirre e Afonso Vergueiro.

O sentido da “onda” muda de acordo com o horário e fluxo de veículos.

E se o motorista está preocupado com o aumento de vigilância eletrônica nas vias urbanas de Sorocaba, não custa lembrar que, pelo menos nas rodovias, a vigilância ficará menos agressiva.

O Conselho Nacional de Trânsito, atendendo a um pedido do presidente Bolsonaro, determinou que ficam proibidos os radares ocultos em todo o País.

De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União no último dia 9, a medida entra em vigor no dia 1º de novembro deste ano e todas as vias monitoradas deverão ter placas indicando a velocidade máxima permitida, com os medidores sempre visíveis.

Os trechos monitorados e a localização dos radares também precisarão ser divulgados na internet.

Mas dirigir com cuidado e atenção, respeitando a legislação de trânsito, continua a ser a melhor maneira de se evitar acidentes.