Buscar no Cruzeiro

Buscar

Preparativos finais

06 de Outubro de 2018 às 08:41

 

A Justiça Eleitoral iniciou ontem o transporte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas 1.560 seções eleitorais de Sorocaba. Foram distribuídos primeiramente os equipamentos que atendem os colégios eleitorais das 342ª, 343ª e 356ª Zonas Eleitorais e hoje começam a serem instalados os equipamentos nas zonas eleitorais restantes. Para fazer a transferência das urnas, foi montado um aparato de segurança com escolta da Polícia Militar. Depois de instaladas nas escolas que receberão os eleitores, policiais militares ou guardas civis ficarão responsáveis pela segurança do local. Todas as urnas já foram preparadas com as mídias de armazenamento dos dados, uma prova de que o processo de votação eletrônica é seguro.

Os eleitores de Sorocaba votarão pela primeira vez usando as urnas que fazem a identificação pela impressão digital e só estão aptos para exercer esse direito os eleitores que fizeram o cadastramento dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral. Somente no município, perto de 60 mil eleitores tiveram seus títulos cancelados e estão fora do processo eleitoral. No Brasil inteiro, 3,3 milhões de eleitores estão em situação irregular e no final do mês de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por 7 votos a 2, pedido para que esse eleitores pudessem votar neste pleito. Fato curioso aconteceu em Sorocaba onde um suplente de vereador do PCdoB não mostrou interesse em recadastrar o próprio título de eleitor e acabou sendo impedido de assumir o cargo por conta da licença pedida pelo titular da vaga na Câmara Municipal.

O cadastramento biométrico atingiu todos os eleitores de Sorocaba e com isso, boa parte deles teve seu local de votação alterado, uma vez que muita gente mudou de endereço desde que o título foi emitido pela primeira vez. Por esse motivo, é muito importante que os eleitores procurem seus locais corretos de votação. O site do TSE tem esses endereços, mas para auxiliar o processo e o Cruzeiro do Sul está publicando hoje a relação das seções eleitorais, onde o eleitor poderá localizar em que escola poderá votar neste domingo. Basta procurar a seção eleitoral apontada no novo título eleitoral.

Outro aspecto importante é a necessidade da escolha antecipada dos candidatos para os diversos cargos desta eleição. A atual campanha eleitoral tem sido extremamente polarizada, envolvendo principalmente os nomes que disputam a Presidência da República. Muitos estão deixando para a última hora a escolha dos nomes dos candidatos ao governo estadual, dos dois senadores, além dos deputados federal e estadual. Ao todo são seis números que precisarão ser digitados na urna eletrônica e é praticamente impossível lembrar sem o auxílio de anotações, o número de identificação de todos os candidatos escolhidos. Para facilitar a vida do eleitor, o Cruzeiro também está publicando um exemplo de ‘cola‘ que pode ser recortada ou copiada e ser preenchida com os candidatos de preferência de seus leitores. Esse pequeno artifício ajudará bastante o processo de votação e diminuirá o tempo de permanência na cabine de votação. Conferir os números com a ajuda de celulares é proibido.

É importante lembrar, na véspera da eleição, que é possível que teremos um segundo turno para a escolha do futuro presidente da República e também do governador paulista. No caso da disputa presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) lidera com folga nas últimas pesquisas, abrindo boa vantagem sobre o segundo colocado, mas nenhum instituto de pesquisa arrisca a garantir que ele poderá vencer no primeiro turno. Há ainda forte movimentação entre os candidatos do segundo grupo, em busca do chamado voto útil. O mesmo se pode dizer na escolha do futuro governador de São Paulo. João Doria (PSDB) lidera as pesquisas, mas é seguido de perto por Paulo Skaf (MDB) e há quem aposte em uma reação de última hora de Márcio França (PSB), atual governador em busca de reeleição.

O importante é que o eleitor se dirija à urna de votação consciente de seu dever cívico. E que escolha candidatos com a ficha limpa e que não se utilizem de promessas fáceis ou de última hora.