Buscar no Cruzeiro

Buscar

Para evitar acidentes

24 de Outubro de 2020 às 00:01

Estamos a aproximadamente dois meses do verão, mas as chuvas que retornam com a primavera e tradicionalmente aumentam de frequência e intensidade na próxima estação preocupam muitos moradores de ruas arborizadas.

Como se sabe, árvores na área urbana trazem inúmeros benefícios, pois deixam o ar mais puro, ajudam a diminuir o calor e se transformam em barreiras naturais contra o vento, entre outras qualidades. Mas elas exigem cuidados, pois como seres vivos podem apresentar problemas e até causar danos.

E é comum nesta parte do ano, após o período de estiagem comum no inverno, que as pessoas se preocupem com o estado das árvores existentes nas proximidades de suas moradias.

É o que constatou reportagem publicada neste jornal na última quinta-feira, quando moradores de vários bairros se mostraram preocupados com árvores em situação precária.

Algumas dessas espécies, fotografadas pela reportagem, mostram troncos inclinados, quase caindo, raízes aparentes, o que traz muita apreensão em caso de eventual queda. Algumas árvores recebem podas localizadas por parte da CPFL Piratininga, empresa fornecedora de energia elétrica, mas são podas preventivas, para evitar que os galhos causem danos na fiação e até uma queda no fornecimento de energia.

Boa parte desses moradores requerem o corte das arvores à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), mas nem sempre os pedidos são atendidos, pois precisam passar por vistoria feita por especialista.

Antes de uma árvore ser removida ela precisa passar por uma avaliação técnica para análise da real necessidade de sua remoção.

A Sema informa que realiza vistorias constantemente e emite laudos técnicos e nessas vistorias é verificado qual o manejo necessário para cada árvore, que pode ser corte, poda ou remanejamento, o que é providenciado pela própria Prefeitura.

Há vários bairros em Sorocaba em que -- felizmente -- há boa arborização. Ocorre que com o tempo, muitas árvores apresentam problemas e precisam ser substituídas.

É muito comum também o plantio de espécies inadequadas para determinados lugares. Árvores muito grandes ou que tenham muitas raízes não são indicadas para a região urbana, principalmente nas calçadas. Quando são plantadas, geralmente acabam causando problemas para os moradores.

De toda maneira, para solicitar a poda de uma árvore o munícipe tem que seguir um ritual burocrático que consiste em providenciar a documentação necessária e encaminhar a uma das Casas do Cidadão ou ao Protocolo Geral da Prefeitura, para a abertura de um processo administrativo.

A lista de documentos necessários está à disposição no site da Secretaria do Meio ambiente (Sema).

A Defesa Civil de Sorocaba confirmou que vai realizar o Plano Verão 2020/2021, um programa para atender a população que vem se repetindo nos últimos anos.

O programa realiza o mapeamento da cidade com atenção especial para as áreas de risco, que são mais afetadas pelas chuvas de verão registradas normalmente entre os meses de dezembro e março.

No Plano Verão 2019/2020, a Defesa Civil registrou 47 quedas de árvores, identificou 34 espécies com risco de queda e seis quedas de galhos durante temporais.

Como se pode ver, esse tipo de acidente é bastante comum, e por isso requer atenção das autoridades. Durante todo o ano passado foram registradas 159 quedas de árvores no município.

Além da vistoria em árvores que apresentam problemas e o monitoramento de áreas de risco, há outras medidas que o município tem que realizar para atravessar o período chuvoso do verão sem grandes problemas.

Um deles é uma vistoria geral nas bocas de lobo da cidade, para impedir alagamento de ruas. Em geral os alagamentos ocorrem porque pessoas jogam lixo e garrafas plásticas em locais indevidos, o que acaba entupindo as bocas de lobo, interrompendo a vazão da água da chuva.

O Saae tem realizado trabalhos periódicos nesse sentido, que precisam ser intensificados daqui para frente. Também será necessário o desassoreamento de várias bacias de contenção construídas nos últimos anos para combater as enchentes.

Várias delas estão visivelmente com sua capacidade de armazenamento reduzida por conta de bancos de areia que ali se acumularam nos últimos meses. São medidas simples e rotineiras, mas se bem realizadas, podem evitar transtornos bem maiores durante os temporais.