Buscar no Cruzeiro

Buscar

Isolamento produtivo

02 de Abril de 2020 às 00:01

Isolamento social forçado como medida de combate à rápida expansão de uma epidemia era algo inimaginável meses atrás, antes que um vírus desconhecido começasse a se multiplicar descontroladamente na China e deixar milhares de pessoas doentes.

O ensino a distância é uma modalidade de educação que vinha crescendo com velocidade nos últimos anos, principalmente entre os cursos universitários.

Faculdades isoladas criadas exclusivamente para esse tipo de curso ou renomadas universidades de todo o mundo o adotaram, um avanço no campo educacional.

Mas ninguém esperava uma quarentena forçada por conta do novo coronavírus, que obriga o isolamento social, em praticamente todos os países.

Quem pode trabalhar a distância, utilizando apenas um computador, o chamado home office, mantém-se ativo e produtivo, mas nem todos têm esse privilégio. Muitos estudantes, donas de casa e profissionais que não conseguem trabalhar a partir de um notebook têm dificuldades em enfrentar o período de inatividade.

Para esse público, os cursos on-line são uma opção importante. Além de ocupar o tempo, certamente trarão ensinamentos práticos importantes para a vida dessas pessoas quando a vida voltar ao normal.

Cursos de graduação universitários, com anos de duração e que exigem muita dedicação podem atingir um público específico e certamente não são os mais indicados para quem quer ocupar o tempo e aprender coisas rapidamente, durante o período de isolamento. As opções são muitas.

O Senac, por exemplo, reconhecido pela excelência de seus cursos e pelo trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos, disponibilizou há alguns dias 24 cursos on-line gratuitos. São cursos de extensão universitária e cursos livres.

Entre os cursos de extensão universitária, com carga horária entre 40 e 60 horas, estão os de Docência e Mediação Pedagógica Online, Elaboração de Materiais Didáticos com Recursos Tecnológicos, Primeiros Passos para Empreender, e outros.

Entre os cursos livres, as opções são as mais variadas abordando as áreas de nutrição, finanças, liderança e até neurociência. Como noticiou este jornal, uma startup instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba oferece cursos bastante interessantes, principalmente para jovens, também gratuitos.

A empresa está disponibilizando cursos de modelagem 3D, circuitos eletrônicos e programação. As aulas são por meio de lives no canal da startup no YouTube e duram 30 minutos por dia. Após as aulas, os orientadores ainda permanecem on-line para esclarecer dúvidas dos alunos.

Mas a quarentena pode render ainda conhecimentos mais aprimorados e valorizados no mercado de trabalho. São cursos igualmente gratuitos que podem enriquecer o currículo de qualquer pessoa.

A prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, liberou mais de 100 cursos gratuitos (em inglês, evidentemente) em sua plataforma on-line. Os cursos, que podem ser acessados diretamente no site da universidade, são nas áreas de Artes e Design, Ciências Sociais, História e Ciência Ambiental.

Na plataforma Coursera, é possível encontrar 17 cursos on-line disponibilizados pela Universidade de São Paulo.  São cursos de biologia, marketing, ciência da computação e design entre outras áreas de estudo.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também disponibilizou sem qualquer custo cursos on-line de diversas áreas. Basta acessar o site da instituição para escolher o curso e fazer a inscrição.

O Senai está com 12 cursos gratuitos e que oferecem certificação, o que ajuda no aprimoramento profissional. São cursos de desenho arquitetônico, educação ambiental, fundamentos de logística, segurança do trabalho, entre outros.

Para quem quer investir o tempo ocioso no aprendizado de outro idioma, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) oferece o curso de Escrita em Língua Inglesa por meio de ensino a distância. Ainda na área de idiomas, o SEDA College, conhecida escola de idiomas de Dublin, Irlanda, também disponibilizou gratuitamente mais de 50 cursos em videoaulas ministrado pela sua equipe de professores, do nível básico ao avançado. As aulas são ministradas ao vivo pela internet.

Como é possível constatar, a quarentena não precisa ser necessariamente um período de ociosidade. É possível aproveitar o tempo adquirindo novos conhecimentos. Mas é importante observar que o trabalho em casa, com o uso do computador, requer um mínimo de disciplina.

Não pode acontecer o que fizeram os vereadores de Votorantim. Solicitaram que as sessões passassem a ser on-line para evitar o contato entre pessoas, mas na primeira sessão virtual não houve quórum para as deliberações. Estavam em casa, mas ausentes.