Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ensino técnico

11 de Outubro de 2019 às 00:01

A Escola Técnica Estadual Fernando Prestes é a mais tradicional escola pública com ensino técnico da região de Sorocaba. Esta semana a instituição abriu seus portões no Jardim Paulistano para a exposição Visita Fernando Prestes, com objetivo de mostrar à comunidade com profundidade os 13 cursos oferecidos pela escola. A mostra terminou ontem e seu objetivo, de acordo com a direção da escola, era atrair mais pessoas para os cursos técnicos, integrados e do ensino médio. A Fernando Prestes oferece cursos técnicos que atendem o que o mercado de trabalho necessita: Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Edificações, Eventos, Guia de Turismo, Logística, Secretariado e Segurança no Trabalho. Alguns desses cursos têm classes pelo sistema EaD (ensino a distância).

Curiosamente, apesar de oferecer ensino gratuito de qualidade reconhecida, eventos como esse precisam ser realizados para mostrar o que a escola oferece e atrair mais alunos. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) especificamente sobre esse tema mostrou que 90% dos brasileiros acreditam que fazer um curso técnico profissionalizante traz mais oportunidades de emprego. Porém, segundo a mesma pesquisa, somente 6% dos jovens do país optaram por essa escolha. Isso acontece, segundo o responsável pela pesquisa, porque o jovem brasileiro vê a universidade como a única maneira de se profissionalizar e ascender socialmente e, por isso, não opta pelos cursos técnicos. E muitos que não têm perspectivas de chegar a uma faculdade, acabam abandonando os estudos no ensino médio.

Houve nos últimos anos uma multiplicação de universidades e faculdades isoladas pelo país afora, quase todas particulares. São cursos em todas as áreas que além de não serem baratos, formam, de uma só vez, centenas de bacharéis que dificilmente conseguirão exercer a profissão e aproveitar essa formação superior. Muitos desses estudantes que optaram por um curso de nível superior que têm mercado saturado teriam se dado melhor se tivessem optado por um curso técnico, ou técnico superior. Os cursos técnicos têm como objetivo principal dar experiência prática aos alunos, deixando-os preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Muitos cursos técnicos oferecem especialização mais precisa no campo do trabalho que uma faculdade. A dinâmica do mercado de trabalho também força a atualização constante das grades curriculares e do surgimento de novos cursos.

Sorocaba, que começou seu processo de industrialização no século 19, tem uma longa tradição de cursos técnicos de qualidade, pois assim o mercado de trabalho sempre exigiu. A origem da própria Etec Fernando Prestes é a Escola Profissional Secundária Mista de Sorocaba, criada em 1921 e instalada na cidade em 1929. Naquele momento histórico o poder público percebia a importância de formação de mão de obra especializada para a indústria paulista que começava a ganhar volume. Os primeiros cursos em Sorocaba foram de artes domésticas, corte e confecção, bordado, tornearia, entalhe em madeira, marcenaria, fundição e serralheria. Facilitou a instalação do curso um regime de cooperação com a Estrada de Ferro Sorocabana, por intermédio do curso ferroviário. Dois anos depois passa a ser denominada Escola Profissional Mista Cel. Fernando Prestes e ao longo dos anos foi mudando de instalações até se fixar no Jardim Paulistano. Nas décadas de 1940 e 1950 surgiram os cursos patrocinados pelo sistema S (Senai, Senac, Senat) que tantos trabalhadores formaram ao longo dos anos. Além da tradicional Escola Técnica Rubens Faria e Souza, que há décadas também se dedica ao ensino técnico, Sorocaba recebeu em 2014 um câmpus do Instituto Federal de São Paulo. O IFP, que ainda luta para ter uma sede própria, funciona em dois locais improvisados, cedidos pela UFSCar e por uma escola estadual. Oferece cursos de Administração, Eletroeletrônica, Gestão de Recursos Humanos e Mecatrônica. Alguns desses cursos são de nível superior.

Os cursos técnicos de nível médio se caracterizam pela curta duração e na escala da evolução acadêmica ocupam um nível intermediário entre o ensino médio e o superior. O foco sempre é a capacitação rápida para ingressar em um setor produtivo do mercado de trabalho. Em períodos de crise econômica e altas taxas de desemprego, cursos técnicos sempre são uma boa opção.