Buscar no Cruzeiro

Buscar

Brasileiros de bom coração

17 de Abril de 2021 às 00:01

Quando a pandemia chegou ao Brasil, no início de 2020, pouca gente poderia imaginar a dimensão da crise sanitária que estava prestes a acontecer em todo o mundo.

Rapidamente, o que começou apenas como um vírus novo na China foi-se espalhando pelos quatro cantos do planeta e transformou-se na maior pandemia já vista pela humanidade em mais de 200 anos.

O novo coronavírus chegou forte, trazendo medo, mortes e tristeza. Trouxe, também, enormes dificuldades financeiras a muita gente, já que causou a diminuição da atividade econômica e o consequente aumento do desemprego.

Foi justamente nesse cenário assustador e preocupante que aflorou um dos sentimentos mais nobres dos seres humanos: a solidariedade. Sim, isso mesmo!

Por mais que a gente assista, dia e noite, a centenas de maus exemplos de parte dos brasileiros -- fura filas, contratos superfaturados, aumentos abusivos, vacinação fake, golpes, charlatanismo, etc. --, existe sim uma enorme parcela da população com boa índole e bom coração. E são justamente essas pessoas que têm feito a diferença para muita gente necessitada.

Em muitos lugares deste país, temos visto uma série de ações para ajudar os menos favorecidos. Aqui, em Sorocaba, são inúmeras iniciativas. A todo momento, podemos constatar amigos, empresas, instituições, famílias e outros grupos juntando-se pela solidariedade, sobretudo, em campanhas de arrecadação de alimentos para a montagem de cestas básicas.

Sim, isso faz uma tremenda diferença, pois, sem emprego e sem trabalho, muitas famílias passam necessidades e não possuem nem a condição de alimentar-se.

Uma pesquisa encomendada por uma multinacional do setor de sabão em pó mostrou, ao final de 2020, que a solidariedade cresceu no país.

Conforme o levantamento, 96% dos brasileiros têm o desejo de ser mais solidários e buscam realizar ações para fazer o bem e promover um futuro melhor, mas, muitas vezes, não sabem como colocar essa solidariedade em prática.

Apesar da intenção de ser mais solidário, apenas 27%, efetivamente, envolvem-se hoje em ações coletivas organizadas. A maioria (68%) age de forma individual e pontual, por não conhecer outras maneiras e oportunidades.

Ou seja, ainda há muito espaço para fazer o bem coletivamente.

É tarefa de todos ajudar a potencializar esse movimento. É gratificante observar que, apesar dos efeitos negativos da pandemia, não falta gente disposta a ajudar a construir um amanhã melhor.

Neste final de semana, por exemplo, entre tantas ações espalhadas por Sorocaba, acontecerá mais um Drive-Thru Solidário, cujo objetivo é ajudar pessoas do segmento de eventos, que estão sofrendo com as restrições impostas pela Covid-19.

Promovido pela Associação de Profissionais de Eventos de Sorocaba e Região (Apesor), a ação beneficente tem como objetivo arrecadar alimentos para os profissionais mais prejudicados desse setor.

Ela acontece nestes sábado (17) e domingo (18), das 9h às 17h, no Salão Donquiê (av. Roberto Simonsen, 450, Santa Rosália).

A doação é deixada sem que seja necessário sair do veículo. Quem não tem carro ou moto também pode doar, claro!

Basta pedir para o supermercado entregar as compras no local ou deixar o endereço com os organizadores para que a equipe busque. Somente a doação de alimentos é permitida.

Constatar tantas iniciativas é alentador. Isso mostra que o Brasil não é formado somente por pessoas apaixonadas pela Lei de Gerson -- aquela de querer levar vantagem em tudo.

Felizmente, ainda temos multidões de seres humanos preocupados com seus pares, dispostos a ajudar e até mesmo a compartilhar o pouco que têm com o próximo.

Enquanto há políticos brigando por poder e militantes de todos os lados transformando tudo em briga ideológica, existem pessoas de bom coração dividindo até o próprio pão. Obrigado por serem assim e fazerem isso!