Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ambiente positivo

18 de Dezembro de 2019 às 00:01

Um levantamento sobre o comportamento do mercado de trabalho de janeiro a novembro realizado pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), uma unidade mantida pela Prefeitura de Sorocaba, mostra que no período o órgão inseriu 4.889 trabalhadores no mercado de trabalho, 1.088 trabalhadores a mais do que no mesmo período do ano passado, um aumento de 28,62% nas contratações intermediadas e um reflexo da retomada, embora ainda lenta, da atividade econômica.

O PAT faz a intermediação entre as empresas que precisam de funcionários e os profissionais que buscam recolocação no mercado.

O órgão faz o encaminhamento para entrevistas a partir de sua sede, que funciona na região central da cidade, e de postos localizados em seis Casas do Cidadão espalhadas por todas as regiões da cidade.

Nos próximos dias o Ministério da Economia deverá divulgar os números de novembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que poderá confirmar essa tendência de crescimento dos empregos, mas o que se viu até agora, de acordo com esses dados oficiais, é bastante esperançoso.

No último boletim divulgado pelo Caged, com dados fechados do mês de outubro, ficamos sabendo que naquele mês o País criou 70,8 mil empregos com carteira assinada, o melhor resultado para o período desde 2017.

E o mais importante, foi a sétima alta consecutiva, levando o acumulado do ano para 841,6 mil novos empregos, o maior número para o período desde 2014. Os técnicos avaliam que o aumento dessas vagas é um reflexo do crescimento do comércio varejista do final de ano, mas também resultado da retomada da confiança na economia.

O desempenho positivo no mês de outubro tem ligação com a geração de vagas no setor comercial, um segmento que abriu 44 mil vagas, principalmente no varejo, que criou mais de 36 vagas naquele período. Embora de forma lenta, os especialistas detectam uma retomada na confiança que viria de várias medidas como a reforma da Previdência, finalmente aprovada pelo Congresso, e medidas pela contenção de gastos.

A liberação parcial do FGTS e do PIS-Pasep serviu também para irrigar o comércio com mais dinheiro, e a taxa de juros chegou ao menor patamar de sua história. Como em economia uma coisa leva à outra, essa geração mesmo que modesta de empregos tem afetado inclusive os índices da Bolsa de Valores de São Paulo, que tem trabalhado num patamar superior a 100 mil pontos.

Sem aparecer no radar do Caged, que contabiliza somente os empregos formais, o mercado tem sido impulsionado muito fortemente pelos empregos informais. Essa tendência deverá sofrer uma reversão, com o aumento das contratações formais muito em breve.

Os especialistas explicam que após passar por um duro período de crise, em que ocorreram dispensas generalizadas de funcionários, as empresas agem com muita cautela antes de iniciar as contratações, exploram ao máximo sua capacidade produtiva até perceberem que somente a contratação de novos funcionários poderá ampliar sua produção.

Para incentivar a criação de mais empregos o governo abriu outra frente de incentivo com o chamado programa Verde Amarelo, voltado para impulsionar principalmente a geração de empregos para jovens na faixa dos 18 aos 29 anos.

Esse programa reduz o custo de contratação das empresas em até 34% por conta da desoneração de impostos. A proposta enfrenta alguma resistência no Congresso, onde ela precisa ser aprovada, pois prevê que o custo do programa será bancado em parte com a receita obtida por imposto sobre o seguro-desemprego.

Na proposta do governo, recolhendo esse imposto, o desempregado poderia contar com o período de inatividade para sua futura aposentadoria. No Congresso, o projeto já recebeu mais de 1.900 emendas.

Em Sorocaba, os resultados positivos dos encaminhamentos do PAT vêm crescendo ao longo do ano, os setores do comércio e serviços impulsionam as contratações. O mês de outubro fechou com 643 contratações nesses dois setores e um terceiro, importante indicador de atividade econômica também se destacou, o da construção civil, que durante muito tempo teve índices negativos.

Outra surpresa na região de Sorocaba foi a criação de vagas na indústria, colocando-a na liderança do Estado de São Paulo, dividindo a posição com Botucatu, que criou o mesmo número de empregos. São avanços modestos, mas concretos e que têm se repetido ao longo do ano, que trazem esperança de melhoria do mercado de trabalho.