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Editorial

Rota Sorocabana e Nova Raposo avançam

05 de Julho de 2024 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
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O Governo de São Paulo aprovou a modelagem final e autorizou a publicação dos editais de concessão rodoviária dos trechos denominados Rota Sorocabana e Nova Raposo. Os dois projetos abrangem 553 quilômetros de rodovias localizadas na região Sudoeste do Estado, que vão beneficiar motoristas, ciclistas e pedestres paulistas.

Os projetos fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo.

Somente o projeto Rota Sorocabana abrange 460 quilômetros de rodovias e atravessa 17 municípios do Estado de São Paulo, a maioria deles integrantes da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS): Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.

O secretário estadual de Parcerias e Investimento, Rafael Benini, enfatizou que o projeto é uma oportunidade de a gente usar o trecho que já tem um tráfego conhecido para realizar investimentos em locais que não tinham tanta atenção. São obras muito importantes que vão trazer muito desenvolvimento para regiões que não viam esse nível de investimento.

Uma das melhorias previstas é a conclusão da duplicação da rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), nos trechos entre Vargem Grande e Ibiúna e Ibiúna até Piedade. Em Sorocaba, a mesma via deve receber uma correção de traçado, que vai possibilitar mais segurança.

A rodovia João Leme dos Santos (SP-264) também vai ganhar duplicação no trecho de Salto do Pirapora. Na região de Sorocaba, a rodovia Raposo Tavares (SP-270) ganhará faixas adicionais, assim como no trecho de ultrapassagem entre Piedade e São Miguel Arcanjo da rodovia Antunes Soares (SP-79). No local, transitam muitos caminhões carregando eucalipto, o que dificulta o trânsito em via simples. A rodovia SP-75 (conhecida como Castelinho), em Sorocaba, também irá receber mais uma faixa entre os quilômetros 0 e 6,5. Assim como na Castello Branco (SP-280), entre os quilômetros 54 e 79.

Pelo projeto Rota Sorocabana também estão previstas intervenções na rodovia Antunes Soares (SP-79), que liga Salto a Juquiá. O objetivo é deixar o trecho de serra, entre Tapiraí e Juquiá, mais seguro para o motorista descer para o litoral sul de São Paulo. A via é pouco utilizada pelos motoristas em razão da falta de faixas para acostamentos e trechos de muitas curvas.

A concessão vai permitir a construção de faixas adicionais na subida, acostamento, rampa de escape e melhorias na iluminação. No trecho, também será construído um contorno na cidade de Juquiá, no trecho urbano da rodovias SP-79, que faz ligação com a rodovia Régis Bittencourt.

O projeto Rota Sorocabana prevê, ainda, a criação de convênios com os municípios para realização de obras em trechos municipais dentro da concessão. É o caso da ponte da cidade de Juquiá, que atualmente está com o tráfego de caminhões limitado, sem passagem de pedestre. O trecho será reformado por meio de um convênio com a prefeitura e devolvido à administração do município. Em Vargem Grande Paulista, outro convênio firmado com o município visa a implantação de uma avenida marginal municipal. Em São Roque e em Ibiúna, será implementado o contorno viário a partir de vias municipais já existentes.

Outra novidade prevista no projeto é o sistema automático livre, pagamento da tarifa de maneira 100% automática (sistema free flow), que permite cobrança mais justa em relação ao trecho percorrido. As vias atualmente sob concessão da ViaOeste terão as praças de pedágios convertidas em pórticos. O novo contrato permitirá redução na tarifa quilométrica atual, além de diminuir o tempo de viagem e a emissão de dióxido de carbono. O governo de São Paulo aprovou na quarta-feira, dia 3, um novo edital do contrato de concessão da rodovia Raposo Tavares que prevê a construção de pistas marginais e até um pedágio na capital. O contrato com as atuais concessionárias termina no ano que vem, e o conselho do Programa de Parcerias aprovou o formato do novo edital, que prevê uma série de investimentos e mudanças para melhorar o trânsito da região. Todas essas melhorias viárias são esperadas há tempo. Agora, é torcer para que tudo o que foi anunciado seja realizado. Preocupa, porém, o custo ao motorista em forma de pedágio.