A caminho da marca de 1 milhão de habitantes

Um dos fatores que atraem um número cada vez maior de famílias para Sorocaba é a geração de empregos

Por Cruzeiro do Sul

População no centro de Sorocaba

Sorocaba está crescendo de forma acelerada. A população tem aumentado ano a ano. É isso que mostra o último dado de Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade tem hoje 738.128 habitantes, um crescimento de 6% na comparação com o número oficial de 2021. Como o levantamento populacional ainda não terminou, alguns ajustes podem ocorrer nos próximos meses.

Desde a criação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), em 2014, a cidade não parou mais de se desenvolver. Ao se tornar polo regional, recebeu uma série de investimentos públicos e privados que permitiram melhorar o desempenho da indústria, do comércio e, principalmente, do setor de serviços. A tendência é que Sorocaba continue a crescer, nos mesmos patamares de hoje, ainda por um bom período. Mantido esse ritmo, em 2030 estaremos com uma população bem próxima de 1 milhão de habitantes. Se isso é bom ou ruim, só o futuro dirá.

Um dos fatores que atraem um número cada vez maior de famílias para Sorocaba é a geração de empregos. Todos os meses deste ano, por exemplo, tivemos saldo positivo no número de vagas abertas. Segundo os dados divulgados, na quarta-feira (28), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, em novembro, a cidade teve no total 9.338 admissões contra 9.248 desligamentos, gerando um saldo positivo de 90 postos de trabalho. Os setores que mais contrataram no período foram o comércio e a indústria.

Nos onze meses de 2022 já computados pelo Caged, o número de postos de trabalho acrescidos na cidade chega a 11.602. Para se ter uma ideia, isso representa mais que a população toda de Sarapuí, que pelos dados do Censo tem atualmente 10.334 habitantes. A grande oferta de trabalho atrai para Sorocaba pessoas não só da região metropolitana, mas também de outras partes do país em busca de um futuro melhor e mais confortável para toda a família.

As festas de fim de ano contribuíram para a geração de empregos nos últimos meses. Desde setembro, as contratações no comércio têm sido expressivas. Para a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), o bom resultado do setor em novembro se deu por conta das contratações temporárias de final de ano. A entidade estimou um aumento de 10% nas contratações nesse período, em relação à mesma época do ano passado. As vagas com maior demanda no setor se concentraram nas áreas de vendas e logística.

Um dado importante extraído do relatório do Caged é que mais de 80% das pessoas contratadas em novembro tinham ensino médio ou superior completo. Isso indica que a disputa pelos postos de trabalho está ficando cada vez mais acirrada e o contratante exigindo qualificações cada vez maiores. O candidato que não apostar na sua própria formação enfrentará dificuldade em arrumar um bom emprego. Ao mesmo tempo, empregos que exigem mais, acabam remunerando melhor.

Sorocaba está crescendo e a região metropolitana vem acompanhando esse desenvolvimento. Somados os 27 municípios que fazem parte da RMS, já somos 2.249.319 de habitantes. Para que esse número seja um trunfo, é necessário investimento pesado em planejamento, em infraestrutura, em educação e em saúde. Não podemos permitir que o improviso e o achismo dos administradores da vez norteiem o futuro de todos nós.

É preciso que toda a sociedade se una para cobrar melhorias e transparência em tudo que é feito pelo poder público tanto na esfera nacional, como na estadual e na municipal. Sendo vigilantes e ativos conseguiremos transformar essa boa maré econômica em benefícios duradouros para todos. Se acreditarmos que o vento sozinho nos levará a um porto seguro, a chance de ficar à deriva sempre aumenta. Temos que fazer a nossa parte e exigir que todos sigam esse mesmo princípio. Unidos, romperemos a marca de 1 milhão de habitantes em festa.