Inverno seco, tempo de economizar água

No caso de Sorocaba, o nível da represa de Itupararanga, começou a semana com volume útil de 46,37%

Por Cruzeiro do Sul

O inverno no Hemisfério Sul começou às 6h14 de ontem (21). A previsão para este ano, segundo estudos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste, tudo por influência do La Niña.

Diferentemente do El Niño, o fenômeno La Niña se caracteriza pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, o que afeta o clima na América do Sul. No Brasil, entre os efeitos mais comuns está o aumento da precipitação e da vazão dos rios no Norte e a redução das chuvas na Região Sul.

O tempo mais seco que a média deve marcar o inverno na Região Sul, além de temperaturas próximas e abaixo da média com a chegada de massas de ar polar, principalmente em julho e em agosto. O oeste desses três Estados, porém, pode ter chuvas acima da média, e o norte do Paraná deve ter um inverno mais quente que o de costume.

Já o Sudeste pode ter chuvas ligeiramente abaixo da média, mas a passagem de frentes frias deve continuar a causar precipitações no litoral. Sobre a temperatura, a previsão é que permaneça acima da média, mas massas de ar polar podem determinar a formação de geadas em regiões de altitudes elevadas.

Essa previsão do Inmet traz um alerta para toda a região metropolitana de Sorocaba. Vários municípios enfrentaram racionamento de água no fim do último semestre de 2021 e nos primeiros meses de 2022, e essa situação pode se repetir se as chuvas forem muito escassas. Nesse momento, o melhor a se fazer é retomar as medidas de economia de água, principalmente dentro de casa. Evitar o desperdício é bom para o bolso e ajuda toda a sociedade.

No caso de Sorocaba, o nível da represa de Itupararanga começou a semana com volume útil de 46,37%. O levantamento foi feito pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que é responsável pela gestão do reservatório.

Essa represa abastece 85% do município de Sorocaba, além de outras sete cidades da região. No fim do ano passado, o reservatório chegou ao volume mais baixo dos últimos 96 anos (18%), quando foi registrada a pior seca de sua história.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os reservatórios que abastecem a cidade estão atualmente em condição mais favorável que no mesmo período do ano passado. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba informou que, nesta segunda-feira (20), o sistema Ferraz/Castelinho operava com 88% e o Ipaneminha, com 86%.

O Saae Sorocaba avalia como satisfatório o nível atual dos mananciais e, junto com o Comitê interno, vêm acompanhando constantemente os dados, sempre visando tomar as melhores decisões tanto no momento da captação como no da distribuição dos recursos hídricos, para que não falte água para nenhuma região da cidade.

Apesar de todos os estudos técnicos, não há garantia que a falta de chuva não atrapalhe o abastecimento. Por conta disso, o Saae recomenda o consumo consciente da água pela população. São atitudes simples como fechar a torneira na hora de escovar os dentes, não utilizar mangueiras para varrer calçadas e garagens, lavar o carro sem o uso do esguicho, etc. Esses pequenos gestos de economia, multiplicados por milhares de residências e comércios, fazem enorme diferença na preservação dos mananciais.