Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

A despedida de um craque, no campo e na vida

Como presidente da Fundação Ubaldino do Amaral, Tiberany Ferraz se dedicou à educação

15 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Tiberany Ferraz dos Santos.
Tiberany Ferraz dos Santos. (Crédito: Erick Pinheiro / Arquivo JCS)

O sábado começou com uma triste notícia para a sociedade sorocabana, o falecimento do advogado e ex-presidente da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Tiberany Ferraz dos Santos. A partida precoce pegou muita gente de surpresa. Aquele tipo de surpresa que mareja os olhos, que arranha e garganta e que faz com que as palavras saiam da boca com dificuldade.

Um homem que, por tudo que fez, desperta as mais diferentes lembranças na mente daqueles que o conheceram e tiveram a sorte de com ele conviver.

É difícil elencar, em poucas palavras, todas as atividades que ele desempenhou em vida. Fica mais fácil começar por uma de suas maiores paixões, o São Bento. Tiberany foi jogador, zagueiro clássico, que estava no time que conquistou o título do Campeonato Paulista da Primeira Divisão, o equivalente hoje à serie A2, em 1962. A taça foi erguida na noite de 22 de fevereiro de 1963, no estádio do Pacaembu, após a equipe sorocabana vencer o América pelo placar de 2 a 1. Biter, como era chamado nos gramados, tinha enorme orgulho dessa época. Nunca se distanciou dos amigos que fez. Eram churrascos memoráveis para relembrar os tempos de bola.

Sempre se preocupou com o futuro do São Bento. Cada resultado adverso era um sofrimento. Queria ver um time saudável financeiramente, cheio de jogadores dando espetáculo e com a casa cheia. Tiberany nos deixa justamente no ano que o São Bento volta à divisão de elite do futebol paulista. Que os sonhos dele se tornem realidade já na próxima temporada.

No campo do direito, Tiberany se dedicou às causas tributárias. Exerceu por mais de cinquenta anos a profissão e formou uma família de advogados. Para a direção da OAB Sorocaba, Tiberany deixa um legado de ética, honradez e comprometimento, que dignificou a classe.

Tiberany foi também secretário de Negócios Jurídicos no primeiro mandato do ex-prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Exerceu papel fundamental na luta para manter os bairros do Éden e do Cajuru integrados à cidade. Em 1990, um forte movimento de emancipação preocupava os moradores de Sorocaba ainda traumatizados com a perda de Votorantim. Depois de muita discussão e de longos pareceres, a tentativa de emancipação foi revertida.

Como presidente da Fundação Ubaldino do Amaral, Tiberany Ferraz se dedicou, principalmente, à educação. Participou ativamente do Fórum Permanente para a Criação da Universidade Pública de Sorocaba e da criação do Colégio Politécnico. O Poli, como sempre foi carinhosamente chamado, sempre buscou beneficiar a comunidade com bolsas de estudo, muitas no valor integral da mensalidade.

Homem de muitas habilidades, Tiberany chegava sempre com um sorriso no rosto, disposto a negociar e a resolver as questões, por mais difíceis que fossem.

Para o presidente do Conselho de Administração da FUA, Hélio Sola Aro, Tiberany foi um visionário, uma pessoa que se destacava por sua sinceridade, simplicidade e honestidade nas palavras.

Para o presidente do Conselho Superior da Fundação Ubaldino do Amaral, Marco Aurélio Laham Dottore, o falecimento do Tiberany Ferraz dos Santos é uma grande perda. Foi ele o grande idealizador do Colégio Politécnico, gerando oportunidades de emprego e melhoria de vida para muitos estudantes carentes.

Tiberany foi também Venerável da Loja Maçônica Perseverança III e seu conhecimento ajudou muito para o bom funcionamento das entidades assistenciais mantidas pela Loja. Para Manoel Vasques, presidente da Perseverança III, a partida de Tiberany é uma perda imensurável para a sociedade sorocabana.

Tiberany nos deixou nesse sábado, mas seu legado ficará marcado para sempre na história de Sorocaba, do São Bento, da Perseverança III e da Fundação Ubaldino do Amaral.