Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Empreender é a receita do futuro

As tradicionais "cara e coragem" já não bastam para o sucesso de um pequeno -- ou grande -- empreendimento particular

28 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Vai longe o tempo em que conseguir o emprego dos sonhos -- mesmo que no âmbito do poder público e ancorado em um concurso -- era garantia de realização profissional, estabilidade financeira, futuro tranquilo... enfim, de “colocar o burro na sombra”, como se costumava dizer. Por outro lado, as tradicionais “cara e coragem” também já não bastam para o sucesso de um pequeno -- ou grande -- empreendimento particular.

As estatísticas provam que o mundo contemporâneo é muito mais complexo e dinâmico. A nova realidade que vinha se delineando ao longo das duas últimas décadas foi exponencialmente acelerada pela pandemia de Covid-19 em pouco mais de 18 meses. Países em posição intermediária de desenvolvimento vivenciam com maior afetação a urgência de mudanças radicais em sua estrutura econômica para, assim, conseguir superar a crise sem precedentes. No Brasil, embora a recuperação das atividades produtivas dê claros sinais de sustentabilidade, a velocidade com que os novos postos de trabalho são gerados está muito aquém das necessidades.

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação fechou o trimestre móvel encerrado no último mês de agosto com queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre terminado em maio. Ou seja, o desemprego caiu de 14,6% para 13,2% da população. A evolução dos números proporcionais é animadora, porém, na prática, significa que 13,7 milhões de brasileiros ainda não têm ocupação remunerada.

Do outro do balcão, levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que o volume de abertura de micro e pequenas empresas e de Microempreendedores Individuais (MEI) durante o primeiro semestre deste ano foi o maior desde 2015. De janeiro a junho de 2021, 2,1 milhões de empreendimentos dessas três categorias foram abertos, sendo 35% a mais do que o apontado no mesmo período de 2020 e quase o dobro de seis anos atrás. Lamentavelmente, outra pesquisa da mesma entidade aponta que três em cada 10 MEIs fecham as portas antes de completar cinco anos de atividades. A lista de motivos para a baixa sobrevivência dos empreendimentos inclui dificuldade de acesso a financiamentos, desconhecimento do mercado e vários outras intercorrências que podem ser classificados na categoria falta de planejamento / preparo. Em outras palavras, as pessoas precisam ser educadas para obter sucesso nos seus empreendimentos.

Em uma visão simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área da imaginação, do desejo e parte para a ação.

Por esses e tantos outros motivos, está claro que a realidade atual é muito mais exigente no que se refere à criatividade, proatividade, oportunismo -- no sentido de visualizar as melhores chances -- e versatilidade, entre outras competências. Todas essas habilidades combinadas na proporção ideal aumentam as chances de um empreendimento ser bem sucedido.

Não há dúvidas de que a formação de empreendedores competentes exige conhecimento, técnica e treino. E tudo isso pode ser obtido na escola, paralelamente à aquisição dos conteúdos fornecidos pelas disciplinas tradicionais. Reconhecendo a necessidade dessas novas competências para a formação de cidadãos plenos e preparados para contribuir com o desenvolvimento do País, o Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), acaba de colocar em prática a própria teoria do empreendedorismo. Por meio de parceria com o Sebrae Sorocaba, a instituição vai oferecer, a partir do ano que vem, aos alunos e aos seus familiares diversos cursos gratuitos focados em ensinar cada um a extrair o melhor de si mesmo de uma maneira organizada e didática.