Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

A importância da segunda dose

Número de faltosos para completar a vacinação apresentou queda em Sorocaba

25 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Felizmente, Sorocaba teve queda no número de faltosos para a segunda dose da vacina, mas ainda tem muita gente sem o plano vacinal completo. É hora de conscientizar familiares, amigos e conhecidos.

No dia 5 do mês passado, em uma tentativa de diminuir a evasão em relação à segunda dose da vacina contra o coronavírus, o governo de São Paulo realizou uma ação que foi batizada de “Dia D”. Em todo o Estado, a data foi dedicada exclusivamente para a imunização dos faltosos da segunda dose. A iniciativa foi direcionada para as pessoas que haviam ultrapassado os prazos de 28 dias da Coronavac e de 12 semanas da Astrazeneca. Em Sorocaba, porém, aquele dia foi uma grande decepção. Naquele momento, de acordo com dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, 6.821 pessoas ainda não haviam recebido a segunda dose da vacina, sendo 2.525 da Coronavac e 4.296 da Astrazeneca. Contudo, somente cerca de 900 munícipes foram tomar a segunda dose atrasada no Dia D. Quase dois meses depois, uma boa notícia! Parece que, desde então, a conscientização da importância de tomar as duas doses aumentou entre os moradores da cidade. Isso porque no último balanço da prefeitura, houve uma redução de 46,31% do número de faltosos da segunda dose. Atualmente, Sorocaba possui 3.159 ausentes da segunda dose, sendo 1.263 da Coronavac e 1.896 da Astrazeneca.

O índice melhorou bastante, porém indica que ainda tem muita gente que não retornou dentro dos prazos estipulados para o preenchimento completo do ciclo vacinal. Infelizmente, a redução ocorrida em Sorocaba não reflete a situação em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, na última quarta-feira (21) havia cerca de 563 mil ausentes no retorno para a segunda dose. E isso porque houve uma melhora de 13,3% na quantidade de faltosos em relação às 24 horas anteriores quando esse número era de 642 mil pessoas, o maior registrado desde o início da campanha de vacinação em São Paulo, no mês de janeiro. A alta no número de faltosos, que chegou a bater 168% em relação ao balanço de fim de junho, acabou reduzindo para 135%.

Evidentemente é necessário levar em conta o avanço da imunização. Com um ritmo forte, o Estado já superou a marca de 32,4 milhões de pessoas vacinadas, então é natural que também haja uma elevação do número de ausentes da segunda imunização. Desse total, 23,9 milhões foram vacinas de 1ª dose e outras 7,5 milhões de 2ª dose, além de 1 milhão de doses únicas já aplicadas. Já na região de Sorocaba, que compreende 48 cidades da área de cobertura do Departamento Regional de Saúde (DRS), no total, o número de faltosos da segunda dose dos imunizantes contra a doença chegou a 40,4 mil no último dia 21. São 19,9 mil faltosos que não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da Coronavac, e 20,5 mil da Astrazeneca.

Os dados mostram aumento de 20% em relação ao total de faltosos em 27 de maio, quando foi divulgado o último balanço. Na ocasião, a região de Sorocaba somava 33.661 pessoas, contra 30.199 faltosos em 7 de maio. Diante desses dados é preciso sempre reforçar para a população a necessidade e importância da aplicação da segunda dose. Todos os estudos envolvendo as vacinas mostram que somente com o ciclo vacinal completo é possível atingir a eficácia máxima comprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os governos estadual e municipal apoiam essa ação, por meio de convocação, divulgação, envio de SMS ou alertas à população. Mas o que mais pesa nessa situação é a conscientização e a responsabilidade de cada cidadão. Portanto, é fundamental que todos entrem nessa corrente, seja aconselhando amigos, parentes, vizinhos, seja ajudando aqueles que não podem se deslocar para receber a imunização. Não custa lembrar que qualquer pessoa que tenha perdido o prazo da segunda dose, independentemente do motivo, pode recebê-la sem problemas. Basta comparecer em uma nova ação de segunda dose da vacina adequada para o grupo contemplado. Simplesmente vacine-se!