Queda da violência em Sorocaba e no País

Brasil teve queda de 11% de assassinatos, enquanto em Sorocaba houve redução de 50% nos casos de homicídios no 1º quadrimestre, na comparação com 2020

Por Cruzeiro do Sul

Trabalho das polícias paulistas no mês passado, na região de Sorocaba, resultou em 1.103 prisões e na apreensão de 53 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 297 flagrantes por tráfico de entorpecentes.

Sorocaba -- e também o Brasil -- tem motivos para comemorar quando o assunto é a criminalidade. Ambos apresentaram diminuição de crimes violentos, como homicídios.

De acordo com dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, o Brasil teve uma queda de 11% dos assassinatos nos três primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. Em janeiro, fevereiro e março, foram registradas 10.663 mortes violentas, contra 12.007 no primeiro trimestre de 2020. Ou seja, 1.344 a menos.

Nesse número estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Apenas cinco estados apresentaram alta, sendo três no Nordeste (Maranhão, Paraíba e Piauí) e dois na Região Norte (Pará e Roraima). Deles, Roraima teve o maior aumento nos crimes, com subida de 19%.

Já o Distrito Federal, com -37%, registrou a maior queda na comparação com todos os estados que apresentaram diminuição.

Trazendo para o cenário local, dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) são ainda mais animadores. A começar que seu levantamento compreende o primeiro quadrimestre, ou seja, de janeiro a abril.

Nesse período, em Sorocaba, crimes violentos como homicídios, tentativas de homicídio, roubos e estupros tiveram quedas ainda maiores, na comparação com o 1º quadrimestre de 2020. O casos de homicídios, por exemplo, caíram 50%. De janeiro a abril de 2021, Sorocaba registrou 10 homicídios, contra 20 nos quatro primeiros meses de 2020.

A diminuição no número de mortes violentas (homicídios) na cidade foi ainda maior na comparação dos meses de abril deste ano com abril de 2020. No mês passado, Sorocaba teve somente um homicídio contra seis em abril do ano passado, ou seja, queda de 83,34%.

Também houve queda no mesmo período comparativo nos casos de tentativas de homicídio. Foram 17 no total no primeiro quadrimestre de 2021 contra 19 no mesmo período de 2020, enquanto os casos de roubos diminuíram 53,46% -- 355 roubos este ano contra 664 nos quatro primeiros meses de 2020.

Outra redução verificada foi nos casos de estupros ocorridos na cidade: 12 no primeiro quadrimestre de 2021 contra 20 nos meses de janeiro a abril de 2020.

Por outro lado, a cidade registrou aumento nos casos de estupros de vulneráveis e de furtos. Os casos de estupros de vulneráveis em Sorocaba passaram de 40 de janeiro a abril do ano passado para 50 no mesmo período deste ano, ou seja, aumento de 25%. Já as ocorrências de furtos foram 1.929 contra 1.835, o que representa aumento de 5,12%.

Outro destaque fica para os indicadores de roubos a bancos e extorsões mediante sequestro, que permaneceram zerados na região de Sorocaba.

Segundo especialistas em segurança, o principal motivo de uma queda tão acentuada tanto no cenário nacional como local seria a pandemia do novo coronavírus, que causou diminuição de circulação de pessoas e fechamento de estabelecimentos comerciais mais cedo, entre outras consequências.

A tese, porém, perde um pouco de força ao constatarmos que, mesmo com a pandemia, 2020 foi um ano violento, com alta nos assassinatos após dois anos seguidos de queda.

Certamente não podemos deixar de incluir na queda da criminalidade violenta o esforço das polícias. O trabalho delas no mês passado, na região de Sorocaba, resultou em 1.103 prisões e na apreensão de 53 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 297 flagrantes por tráfico de entorpecentes. Que a tendência continue assim!